quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Guerra dos Navegadores



Não, não se assustem!!!

Não há, pelo menos que eu saiba, nenhuma guerra no mar nesse momento. O título do nosso post refere-se a Guerra dos Browsers ou Navegadores Web. Essa "guerra" teve início quando a Netscape perdeu sua liderança absoluta no mercado de browsers para a Microsoft. Esse "conflito" foi por demais importante porque possibilitou o surgimento de novos e inovadores projetos como o Mozilla e o Opera.

Deixando de lado o introdutório (rs), queremos esclarecer nessa postagem qual seria o melhor navegador web do mercado. Não é de hoje que tenho preferência pelo Firefox e Opera. Contudo andei pesquisando para confirmar se minhas escolhas pessoais realmente seriam as melhores.

Para minha felicidade, o Mozilla Firefox e Opera são hoje os melhores. Acompanhei no baixaki um teste realizado com os principais navegadores. Eis o resultado:


Se analisarmos todos os pontos verificados nos testes, Firefox e Opera também mantém a dianteira:


Outra notícia interessante é que o Firefox já é o navegador web mais usado da Europa. Em dezembro, o browser de código aberto ficou com 38,1% do mercado europeu, enquanto a fatia do IE recuou a 37,5%. O Chrome, da Google, viu sua participação crescer de 5,1% para 14,6% na comparação anual.

Em termos mundiais, a participação do IE caiu para 46,9% em dezembro, enquanto o Firefox ficou com 30,8% e o Google com 14,9%, afirma a StatCounte.

O Blogger nos permite analisar também a origem de nossas visitas. O resultado para o Voz da Serra é o seguinte: 65% de nossas visitas vem de internautas que usam o Firefox, 24% usam o IE, 6% usam o Chrome, 2% usam Opera e Safari.

Para aqueles que apostam em segurança, velocidade e confiabilidade vale a pena conferir o Opera, é, sem dúvida, excelente. Eu particularmente prefiro o Firefox. Está previsto para o início desse ano (2011) o lançamento da versão 4 que promete ser totalmente renovada e ainda mais rápida. Andei testando a versão beta 8 e me parece que a Mozilla incrementou o Firefox com as características do Opera que eu mais gostava.

Para baixar o Opera acesse http://www.opera.com/download/
Já para o Firefox http://br.mozdev.org/download/

2 comentários:

  1. Realmente o Firefox é o que tem o melhor desempenho e também acesso seguro a qualquer sítio na web. É meu favorito também, embora simpatize bastante com o Chrome (rapidíssimo de instalar e navegar) e o Opera (abas, abas, abas e mais abas!). Abração

    ResponderExcluir
  2. Detalhe interessante: O firefox 4 que está para sair traz uma função interessante... colar e ir.
    Particularmente era uma das funções mais atrativas do Opera.

    ResponderExcluir