segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Por onde anda a Vice-Prefeita?


Bem verdade que a princípio, o único papel relevante que cabe ao vice é precipuamente eleitoral. A escolha da pessoa para ocupar tal cargo está relacionada, quase que exclusivamente, às alianças formadas entre os partidos. Contudo, recentemente, temos observado que os vice's (prefeitos, governadores, presidentes) tem se destacado por chamarem para si ainda mais responsabilidades. Compreendemos isso como uma resposta do candidato eleito à sociedade; afinal de contas ninguém em sã consciência (porque há os que não tem consciência em absoluto) elege alguém (mesmo sendo vice) para todo mês receber seu salário e não trabalhar.

Notem que o José Alencar, vice do Lula, assumiu um papel de destaque no governo, principalmente nas articulações e acordos junto ao setor produtivo nacional. Já Iberê, vice de Wilma Maia, destacou-se por seu trabalho em uma das secretarias do Estado. Fabrício Torquato também tem mostrado serviço à frente da Secretaria de Saúde em Pau dos Ferros.

Aqui em Portalegre, nem de longe, vemos os lindos olhos da vice-prefeita. Lembro-me que à época da escolha, da então recém graduada em Direito, li um texto (não lembro se era um comentário em um texto) de Edilene Jales (infelizmente já falecida). Na oportunidade Edilene criticava os que não concordavam com a escolha de Laura Brunet. Atribuía as críticas ao fato de ela ser mulher e a defendia por considerá-la capaz, argumentando que sua juventude poderia inovar na administração local.

Confesso que fiquei revoltado com o que Edilene defendera naquele momento. Respondi ao comentário afirmando que toda a população estaria nas mãos de articulações políticas individuais, que não refletiam a vontade do povo. Logo, qualquer que fosse o nome indicado pelo ex-prefeito Neto da Emater, (naquele contexto) mesmo que fosse um poste, seria eleito vice-prefeito(a). (P.S.: Se o amigo Edielson Soares encontrar a postagem em questão em seus arquivos por favor me informe).

Com o passar do tempo, infelizmente, pude comprovar que eu estava correto. Não tenho conhecimento que a vice-prefeita estabeleceu-se por aqui desde a sua eleição. Sua vinda a cidade tem se resumido ao comparecimento em eventos (principalmente com a presença de políticos de renome no Estado) e festas locais. Trabalho que é bom, até que mostrem o contrário, nada!

Nesse momento de crise, vivenciada pela administração local, talvez a juventude e as “novas ideias” da vice pudessem, de alguma forma, contribuir para que essas dificuldades sejam contornadas. Contudo, acredito que, no fundo, acha-se que todos os portalegrenses são palhaços (quem sabe eu não compro um nariz vermelho). Concluo com a triste constatação de que temos uma vice-prefeita (linda) fantasma, todos sabem que existe, mas ninguém a vê.
P.S.: A foto da vice-prefeita, que encontra-se no topo dessa postagem, ao que nos parece é do material de divulgação de sua campanha e não está hospedado em nosso blogue, estando hospedado no endereço http://oestepotiguar-portalegre.blogspot.com/2010/03/prefeitos-de-portalegre-de-1929-2010.html.

24 comentários:

  1. Há um senso que persiste povoando as mentes oligarcas do nosso estado - e de outros estados igualmente provincianos -, que é o de completo desinteresse pelo desenvolvimento de sua região. Assumem um posto que, como você bem destacou, é estratégico (ainda que sobre ele continue reinando certa ignorância) e utilizam-no apenas como assinatura. Deviam saber que o olhar da população aos poucos se abre mais, e que essas relações incestuosas entre o poder público e os interesses privados gradativamente irão se tornar objeto de crítica, apuração e punição. Virá o tempo em que esses sujeitos acobertados pelo poder pagarão pela sua indiferença. Pra encerrar, mesmo não sendo de Portalegre, por interesse próprio no desenvolvimento de todo o RN, subscrevo a sua pergunta:

    Por onde anda a Vice-Prefeita?

    Vamos ver quando ela aparece. Que essa dúvida se estenda por toda a população. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário velho amigo. Você, como sempre, foi extremamente feliz em suas afirmações.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lembro que da minha turma de amigos, fui o único a pensar que a juventude de Laura pudesse dar um novo fôlego a uma administração que já vinda de um mandato monótono, mesmo achando – e ainda acho - que seu irmão, Alexandre tem mais carisma que ela e poderia ser “deglutido” mais facilmente. Lógico que tudo isso dentro do contexto de então. Em todo caso, é uma pena que até agora não a vejo integrada a administração.

    Se me lembro bem, em seu discurso de pose, Laura disse - não necessariamente com essas palavras - que estava a disposição da administração para o que fosse necessário.

    Certamente há algum motivo para a vice-prefeita não fazer parte ativamente da administração.

    O prefeito pode não ter aberto espaços na administração para vice-prefeita. Ou pode ter aberto e por motivo maior ela não pode assumir. Para muitos o seu pai a representa. Ainda acho que não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

    Em todo caso, algo estar errado.

    Se o prefeito não abriu espaços para vice-prefeita atuar, não fez bem. Ainda acho que de alguma maneira Laura poderia e pode atuar em nosso município. Sempre se pode ajudar de alguma forma.

    Se a vice-prefeita não poderia estar presente em nosso município e já sabia disso, fez errado ao aceitar se tornar vice-prefeita. Quem entra na vida pública tem que ter consciência do estado de servidão que enfrentará.

    Mas, por favor, não me venham aqui com aquele discurso de que vice é vice. Isso é argumento medíocre e quem o usa pode ser considerado assim também.

    PorémEm todo caso, mais errados foram os que aceitaram calados uma decisão de gabinete, onde poucos tiveram voz. E me incluo nessa turma que baixou a cabeça. Se votei, tenho minha parcela de culpa. Porém, posso reclamar como cidadão, o que não posso é esquecer que contribui para o que acontece hoje, e o mais importante, não posso esquecer que posso fazer diferente na próxima eleição.

    Em nada vai adiantar eu reclamar e depois me fingir de morto e votar num sistema que passei dias e dias condenando. Isso seria incoerência.

    ResponderExcluir
  4. Parece-me que o assunto é consenso entre os portalegrense.

    Agradeço seu comentário meu caro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Erasmo queria parabenizar você pelo seu blog cara, você pode até demorar a postar uma matéria, mas quando posta, meu DEUS... Acho que todos os leitores, assim como faço, ficam esperando todos os dias uma matéria de muito valor como essa daqui que estou comentando. Apesar de não ser portalegrense, mas com um grande vínculo já nessa cidade, queria dar uma opinião, para uma pessoa ser considerada um (a) administrador (a), não precisa ser novo ou velho, culto ou não, estudar em colégios bons ou não, ser de família influente ou não, precisa sim de "QUERER FAZER", "TER VONTADE DE FAZER", isso sim eu tenho fé sabia! Temos o maior exemplo da história comprovados por milhões de votos; exemplo esse chamado: PRESIDENTE LULA. Olhe que não sou partidário nem gosto de “puxar saco” não viu, apenas é o que todos os brasileiros com raríssima exceções acham...

    ENTREVISTA DE LULA DEPOIS DE DEIXAR A PRESIDÊNCIA:

    "Certo dia em uma reunião de presidentes do mundo, estávamos reunidos todos quando faltava apenas George W. Bush, então quando ele entrou no salão, todos os presidentes levantaram e eu continuei sentado, o mesmo começou a cumprimentar apertando nas mãos de todos que ali estavam e quando chegou a mim, levantei-me e fui o ÚNICO PRESIDENTE que ele além de apertar nas mãos, DEU UM GRANDE ABRAÇO".
    Moral da história, não é preciso a pessoa "puxar saco" de ninguém para sermos reconhecidos por eles, temos que respeitá-los, mas também temos de mostrarmos que temos condições tanto quanto eles.
    Obrigado pela oportunidade Erasmo e de novo parabéns tanto a você, como também a todos os blogueiros da cidade de Portalegre cara...

    ResponderExcluir
  6. Amigo Jales, agradeço seu comentário. Fiquei imensamente feliz ao saber que minhas postagens são esperadas. Nos esforçamos aqui para ajudar a cidade a crescer através de críticas que possam contribuir no processo de construção de uma população consciente e politizada, capaz de interferir significativamente nos destinos de Portalegre.

    ResponderExcluir
  7. É amigo Erasmo, o problema é que a grande maioria do pessoal só critica quando o partido ou grupo não é o que eles gostariam que fosse num é verdade? Mas isso tem de acabar mesmo, seu blog veio para as pessoas conscientizar-se disso e saber que certas críticas não são porque temos algo contra a pessoa de “fulano não, é porque sendo uma função pública, se acharmos necessário e tivermos razão, temos mais é que criticar mesmo, agora claro que com críticas construtivas... Serve até mesmo para aas administrações ficarem de olho bem aberto e corrigirem seus erros, porque afinal quem não erra? Agora permanecer no erro aí já é burrisse...
    Sabemos também de uma coisa, que essa mesma pessoa que critica quando vir o grupo político que o apóia fazendo o que não deve, ele tenha coragem e saia debaixo da saia dos mesmos para criticá-los né não... Faz de conta que não está acontecendo nada sabia! Aí é demais para os leitores, hoje em dia a população está muito informada e percebe quando uma pessoa está fazendo uma coisa séria viu amigo.
    Erasmo uma coisa que queria te pedir se possível, rapaz agora não invente de candidatar-se não, porque o a gente mais ver por aí, é a galera querendo se promover criando um blog para mais na frente TORNA-SE CANDIDATO entendeu? Pois é, isso mesmo TORNA-SE CANDIDATO, não querendo tirar esse seu direito, mas achamos muito oportunista uma pessoa fazer isso. Precisamos de pessoas como você para fazer críticas independentemente de quem seja direcionada essa crítica, contanto que seja para o bem de toda uma comunidade ok cara...
    Meu muito obrigado pela oportunidade, Jales.............


    OBS: Sim... sem querer puxar o saco e puxando, rsrsrsrs... É verdade quando falo que tem gente que fica esperando suas postagens, não quero aqui citar nomes, mas pode ter certeza visse... vlw cara...

    ResponderExcluir
  8. Fique tranquilo meu amigo, não tenho interesse, nem pretendo me candidatar a nada. Longe disso.

    Mais uma vez agradeço o comentário.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Erasmo, pelo seu blog. Infelizmente esta é a grande realidade existente em nosso município. Esta postagem, é algo que muitos Portalegrenses tem vontade de falar e talvéz não tem como ou não tem coragem.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pelo comentário querida. Você foi feliz ao dizer que esse fato é de conhecimento de todos, falta só coragem para dizer.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Erasmo pela coragem, falta na população essa coragem de se fazer ouvido e de reclamar pelos seu direitos e pelos deveres dos políticos. O Sr bem que poderia se candidatar mesmo pra fazer a voz da juventude e do povo 'frouxo' de Portalegre se ouvido.

    ResponderExcluir
  12. Não dá certo isso não querida. Infelizmente, o jogo é jogado de outra forma. A juventude ainda não está suficientemente esclarecida, precisa acordar da fantasia festeira e dos namoros pré-adolescentes e enxergar a triste realidade que está posta.
    Espero que nosso blogue sirva como instrumento eficaz no sentido da desconstrução desse estado de coisas vigente.

    Muito obrigado pelo comentário. Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente essa realidade não é restrita a Portalegre, mas sim de quase todas as pequenas cidades de nosso Brasil. Ainda o que se vê (infelizmente) são "favores" e "conxavos" para compor as nossas composições políticas. Analisando minha cidade Lavras da Mangabeira - Ceará a Vice-Prefeita foi "escolhida" as vésperas da eleição pois o vice até então estaria inelegivel. Mas trabalho dela ninguém vê.


    Gostaria de parabenizar Erasmo por sua coragem, pois temos poucos jovens dispostos a revelarem as nossas feridas políticas.

    ResponderExcluir
  14. Agradeço seu comentário caro amigo. Por favor divulgue nosso blogue por ai. Quem sabe nossas postagens possam motivar os amigos ai de Lavras para fazerem algo parecido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. O rejeição da Vice de Portalegre é muito grande, principalmente entre a juventude, que, acredito vê mal representada. Se a intenção de Neto "empurrando a filha guela a baixo nos portalegrenses" foi mostrar sua força política, o tiro saiu pela culatra, aliás, seja lá qual foi sua intenção. O fato não chega a atingi-lo mortalmente devido a sua força e trabalho prestado na comunidade, mas que lhe custou e está custando a perda de bons pontos, isto é evidente.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço o comentário Sobrinho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. uhu, que sucesso hein Querido??
    Parabéns, um ótimo trabalho tu tem feito. Que continue no aperfeiçoamento, pois terás inúmeros "fiéis" seguidores - que isso entre em ênfase - noo teu digníssimo blog; Pois o mesmo nos descreve a pura realidade de nossa querida serra.

    ResponderExcluir
  18. ERASMO,

    VOCÊ FEZ A PERGUNTA:

    Por onde anda a Vice-Prefeita?

    E EU FAÇO A OUTRA:

    Por ande anda o assessor de imprensa?

    .....

    ResponderExcluir
  19. Há pouco tempo atrás mim perguntava a mesma coisa , e se questionava alguem ai em portalegre "todos" tinha sempre a mesma resposta... o pai a representa... como pai, nao sabia que tinha direitos de ocupar o lugar de vice, ja que o mesmo e vereador.. mais como em portalegre nem sempre as resposta são de acordo com a pergunta.. fiquei sempre sem entender..se ele era quem ia ocupar o cargo de vice, porque se caditadou a vereador? toda vez que visito a querida portalegre fique mais triste com a atual administração oque se observa a a cidade cada vez mais pobre e sem investimento algum.
    Lembro de um fato onde entrei contato com a secretaria de educação, com a proposta de levar uma a palestra sobre educação no trânsito ,para as escolas do sitios e cidade e antes mesmo de concluir a proposta já vieram dizendo que nao tinha recurso para pagar., logo expliquei que era vonluntario.mais ainda sim encontrei impecilios.fiquei triste por não poder contribuir para a minha querida cidade.pois apesar de nao residir nela tenho uma grande admiração.

    ResponderExcluir
  20. Agradeço o comentário. Fique a vontade para postá-los sempre que quiser.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. ONDE está a vice de portalegre que ninguem viu a vice sumiu,a vice sumiu, foi pro estrangeiro, qual seu paradeiro,diz pra nós blogueiro.


    kkkkkkkkkkkkkkk vai uma paródiazinha aí?????????

    ResponderExcluir
  23. Meu amigo você não toma jeito. Quem sabe vc não faz uma paródia mesmo. Tem gente precisando se tocar que a coisa tá feia.

    Talvez a música ajudadesse.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. vixe ela sumiu mesmo!
    Pra falr a verdade a ultima vez que lembro dela aki foi na festa do festival gastronômico, axo que deve ter vindo pra mais festa só que não a vi!!
    afinal ela só aparece nesses momentos mesmo...

    ResponderExcluir