domingo, 6 de fevereiro de 2011

Portalegre seria um paraíso ou um lixão serrano?

Desde que iniciamos nossas postagens no Voz da Serra temos recebido diversos emails e telefonemas para tratarmos de determinados assuntos. Hoje não foi diferente. Nem sempre tenho o tempo necessário para verificar todas as informações que recebo. Contudo, nesse domingo resolvemos dar uma olhadinha. E o que será que encontramos em um passeio rápido pela serrinha?



Essas fotos foram tiradas em diversas ruas da cidade, algumas muito próximas do Terminal Turístico da Bica. Certamente estamos nos esforçando para demonstrar aos turistas que nos visitam que, por aqui, nem tudo são flores. Portalegre está longe de ser um Paraíso. A cidade dispõe, indiscutivelmente, de diversos atrativos ecológicos; um visual invejável; há quem diga que é um oásis em pleno sertão potiguar.

Se é assim não estamos cuidando bem desse "paraísão" (rs). Já li nos blogues locais que esse problema é recorrente. A administração local culpa os portalegrenses por colocarem o lixo na rua em dias inadequados. Pergunto-me como estaria se esse lixo todo ai das fotos estivesse dentro de residências. Alguém ai se arrisca a guardar esse lixo todo em casa?

O fato concreto é nossas vias públicas estão se transformando em lixões. As informações que chegaram até nós dão conta que parte desse entulho todo está nas ruas há mais de 15 dias.

Calma, calma tudo isso tem uma nobre justificativa (aliás duas).   Estamos trabalhando na implantação de uma nova forma de geração de energia. Essa inovadora tecnologia de produzir energia a partir de matéria orgânica em decomposição em nossas ruas ainda está em fase de experimentação. Por isso mesmo (por ser experimental) é que temos percebido diversas quedas de energia na cidade. Semana passada foi necessário desligar todo o fornecimento de energia elétrica do Nordeste por conta da implantação desse moderníssimo sistema em Portalegre.

Esse monte de lixo nas ruas também tem outra justificativa. Há um esforço municipal para preservar diversas espécies de animais e insetos. A reprodução de ratos e baratas nesses locais atende as metas pré-estabelecidas pelo Ministério Meio Ambiente.  Metas essas que tem sido rigorosamente cumpridas por aqui.

6 comentários:

  1. Eita, eu que estava pensando em visitar o "oásis em pleno sertão potiguar", já não sei se vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Rarararararara.... Portalegre ta virando piada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Stephanie é melhor rir para não chorar. Fazer o que? Eu ainda acredito que isso tudo pode mudar.

    ResponderExcluir
  5. Meire, ainda bem que a cidade é maior que isso tudo. E não desista de visitá-la.

    Rerisson fico grato pelo comentário.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Isso faz tempo que os blog vem batendo na mesma tecla e nada de tomarem providencias quanto a isso, que pena ........
    a visao dos turistas que visitam nossa querida cidade deve ser essa quando passam pra outras pessoas fui em PORTALEGRE-RN( que cidade linda clima otimo, porem os reponsaveis nao cuidam do lixo amontoados em algumas ruas)como foi mostrado a cima, sem falar no local onde dar acesso a radio da cidade.

    ResponderExcluir