terça-feira, 22 de março de 2011

[Ensaio sobre as Privadas] Depois ainda dizem que os blogueiros exageram...

Meus caros leitores, no exato dia do meu aniversário (28 de Fevereiro) atendi ao chamado de uma amiga para acompanhar com ela o problema do acumulo de lixo bem no meio da sua rua. Me surpreendi quando por lá estive, afinal decorava a Rua Juarez Alexandre de Oliveira, no São José (popularmente Carrapicho) duas "elegantes privadas" cercadas por quantidade considerável de outros entulhos não tão imponentes.

A amiga me chamara na esperança de ver noticiado (denunciado) o problema. No mesmo dia escrevi no Voz da Serra um texto (singelo) e o conclui da seguinte forma: "Fica o nosso pedido para que a administração possa, o quanto antes, resolver o problema."

Enganei-me ao esperar da sonolenta administração uma rápida ação para retirada daquele lixo todo. Uma semana depois da postagem fiquei sabendo que tudo permanecera por lá. Pedi para que a amiga tivesse paciência, a cidade cresceu consideravelmente, "qualquer horinha eles chegam para limpar tudo ai".

Hoje, exatos 22 dias após a postagem (e outros tantos antes dela) não é que as ilustres peças de "porcelana árabe" ainda enfeitam a rua. Ao seu redor cresce uma "floresta" como uma tentativa da natureza de esconder tamanha vergonha.

Peça de Porcelana Árabe (aos olhos de um desatento, um simples cagatório)
Vista Panorâmica da Rua Juarez Alexandre (a natureza encarrega-se de esconder a vergonha)

Leves adornos no entorno da "peça histórica"

Um olhar mais atento verá lá ao longe a privada

Depois de andar pela cidade e ver que, de fato, a cidade estava mais limpa pensei que seria apenas um caso isolado. Contudo, bastou uma ida ao Mercado Público com a intenção de  ajustar a pulseira de meu relógio para ver que tudo continua uma "M*&$##@*&%" só. Isso mesmo meus amigos quantidade considerável de "bosta", outro tanto de urina (mijo no "dizer" popular) enfeitavam o local. Vale dizer que alguns dias antes o Edielson Soares do Jornal de Portalegre já teria "denunciado" o abandono do local.


Dejetos fecais expostos nas duas fotos acima, nesta uma solitária garrafa de urina
As imagens falam sozinhas. O fato é que Portalegre precisa é de uma boa limpeza, não necessariamente aquela feita pela "caminhão do lixo".

6 comentários:

  1. Uauu! Incrível a postagem. É o que de fato acontece! E ainda tem seu lado sarcástico como a peça de "porcelana árabe".

    ResponderExcluir
  2. Isto realmente é um absurdo caro colega! Tanto a falta de concientização da população como, principalmente, o descaso dos orgãos responsáveis. Essa é a imagem que eles querem passar da cidade tida como uma cidade com forte potencial turistíco? Fica aqui minha indignação!!!

    ResponderExcluir
  3. Brendinhaaa querida! Dorei teu comentário. A gente tem que rir um pouquinho mesmo neh... chorando é q o problema não vai ser resolvidooo.

    Xeiro

    ResponderExcluir
  4. Bruno a cidade é linda. Mas se não cuidarmos fica assim mesmo, feinha.

    Nas cidades de interior é complicado escrever algo criticando. Mas continuo por aqui fazendo a minha parte.

    Afinal acaba com a cidade quem não cuida dela.

    Grande abraço, velho amigo.

    ResponderExcluir
  5. Super aprovada a postagem, há algum tempo eu já vinha lembrando dessa situação lamentavel que se enconra os banheiros do mercado público. Parabéns pela postagem Erasmo, espero cinceramente que surja algum resultado!
    abraçosss

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário querida. Realmente li no teu blogue o texto tratando do mesmo assunto. Esperemos alguma ação por parte do poder público.

    Bjaum

    ResponderExcluir