quinta-feira, 17 de março de 2011

Estamos de volta... [Reunião, Mercado, Porta de Cemitério & Etc...]

Depois de uma semana sem postar nadinha de nada por aqui, eis que estamos de volta.

Perdi alguns dos acontecimentos da semana tanto aqui na Serra como no país inteiro. Recepcionar familiares e amigos que me visitaram, nesses últimos dias, tomou todo meu tempo.

Ainda sobre o carnaval em Portalegre, vale dizer que me surpreendeu positivamente a presença de seguranças contratados pela gestão nos principais atrativos do município.

Mas como nem tudo, aliás quase nada por aqui são flores, me vem mais uma intrigante matéria do amigo Edielson Soares, mostrando a triste situação do nosso Mercado Público. Não republicarei por aqui as fotos pois descobri que grande parte dos nossos acessos ocorrem logo após as refeições (almoço e jantar) e não quero que ninguém "passe mal" lendo o Voz da Serra.

Ocorreu terça-feira passada (15/03) uma reunião cujo tema era a atividade turística local. Recebi o convite da SEMATUR e da Rede de Hotéis Sabino Palace que organizaram o evento. Apesar de achar por demais proveitoso o momento, algumas questões me preocuparam.

Saber que o Conselho Municipal de Turismo está "quase que desativado" ou que não tem se reunido para discutir questões pontuais sobre o turismo aqui na Serra não foi muito bom. Contudo deixei a sugestão de que se reative ou faça funcionar o referido órgão.

Me surpreendeu também que ao final da apresentação da Secretária de Turismo aparecesse uma foto publicada em meu blogue. No momento em que a vi, repeli veementemente já que não trazia junto meu texto, sozinha a foto distorcia totalmente do que defendi quando a publiquei. Vale a dica, reproduzam o que eu publico/escrevo (isso é bom!), mas não deturpem, não sejam levianos.

Fiquei abismado ao ver o modelo do Pórtico que "será?" construído na saída para Francisco Dantas. Além de feinho (impressão praticamente unânime dos que por ali estavam), parecendo mais uma daquelas entradas de cemitério (veja fotos abaixo).
Cemitério - Juromenha
Nem sei onde é esse, mas é um cemitério!

Achei tão feio que não lembrei de fotografá-lo para publicar por aqui. Encontrei essas duas fotos de entradas de dois cemitérios, pelo que vi, o pórtico faz referência a padroeira do Município e é, mais ou menos, um misto das duas fotos acima.

Lembro que o Estado Brasileiro é laico. Torna-se, em face disso, por demais complicado investir dinheiro público em algo totalmente direcionado para uma religião específica. Liguei para alguns amigos já advogados e a resposta foi a mesma: "Ao pé da letra seria inconstitucional" digo que em cima da letra também, mas de que vale a CF/88 diante de tão maravilhosa criação humana apresentada na terça a noite?

Mudando de cemitério, quer dizer de assunto. Dando uma olhadinha no Portal da Transparência, vi que R$ 100.000,00 foram liberados pelo Ministério da Saúde, no dia 18/01/2011 para a ampliação do Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho. Estamos aguardando a obra. Espero que a Prefeitura use esse recurso para a construção dos leitos necessários para que se possa contratar médicos plantonistas.

Ia esquecendo! (rs) tem-se comentado pela cidade que, em breve, uma quantia milionária será investida em melhorias sanitárias nas comunidades quilombolas. Tomara que façam o serviço direito por lá, afinal milhão é milhão. De todo modo, fiquem certos que tentaremos acompanhar minuciosamente a execução dessas obras.

10 comentários:

  1. REALEMENTE VOCE TEM RAZÃO MEU AMIGO ....

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiiiiii essa...


    "[...]Não republicarei por aqui as fotos pois descobri que grande parte dos nossos acessos ocorrem logo após as refeições (almoço e jantar) e não quero que ninguém "passe mal" lendo o Voz da Serra."

    ResponderExcluir
  3. Fala grande Erasmo irei escrever aqui mais espero que você entenda para evitar um poster futuro dizendo ONDE ESTÁ CAIO VIANA? KKK (brincadeira a parte).

    Sabemos que somos um estado laico, e que infelizmente existem "brigas" entre as religiões... Mais sou a favor ao novo pórtico, pois remete a história de Portalegre portuguesa e a origem dessa terra onde nasceu com uma cultura extremante religiosa (católica), não vejo onde isso irá interferir nas outras religiões assim como disseram algumas pessoas ha entrevistas. Vejo isso como relembrar o passado de PORTALEGRE, pois, o pórtico é à frente da antiga igreja... Você sempre falando das verbas que vêem para obras, e essa já foi licitada, caso mude só o nome terá que mudar todo o planejamento, outra licitação, outra planta, mais verbas gasta e assim vai... Só por mudar um único nome... E não concordo com você eu achei bonito sim a obra (tenho a planta dele em meu PC, posso te passar).
    Pois meu caro companheiro. Creio que estejam fazendo uma tempestade por pouca coisa. Na inauguração do 1º pórtico a imagem da nossa senhora estava lá, alguém falou alguma coisa? Não! Acho que estão procurando discutir por pouca coisa... Somos filho da terra, será que quem está reclamando é? Bom companheiro era isso. Espero que entenda, e parabéns, pois, mas uma vez seus posters são muito bons.

    Caio Rerisson

    ResponderExcluir
  4. Fico grato pelo comentário meu caro. Sempre serão bem vindos.

    Entendo perfeitamente seu ponto de vista. Contudo continuo discordando (rs). Os amigos que me conhecem sabem que, apesar de católico, critico o culto exagerado de imagens e santos. Tenho travado essa discussão em família como também com irmãos da renovação carismática cristã.

    Respeito toda e qualquer manifestação religiosa, note que são muitas, das mais diversas, nesse Brazilzaummm. Muito embora, não entendo que seja correto investir dinheiro público em algo que reverencia o que diversas religiões criticam.

    É pensando no Estado Laico, na pacífica convivência de pessoas das mais diversas religiões que continuo me posicionando contra tal obra (da forma como está sendo posta).

    Após sua conclusão todo evangélico que adentrar em nossa Portalegre vindo "do lado de" Francisco Dantas, saberá que está entrando em uma cidade que tem dona (relembro o sentido da palavra padroeira - outrora mui criticado pelos protestantes) e saberá também que seus impostos foram usados para custear tal obra.


    Estou no aguardo que me envie o projeto sim.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não poderei cumpri, não fui autorizado a enviar a planta... Como é Max que atualiza o site da prefeitura não posso enviar a planta sem autorização, peço desculpa des de já!

    Mais te garanto, não enviarei por conta disso mesmo!

    Des de ja peço mais uma vez humildes desculpas

    mais como eu não pude de enviar a planta aqui vai uma imagem da antiga matriz de PORTALEGRE a entrada "do lado de lá" (rs) é uma replica dessa imagem.

    http://www.portalegrern.com.br/images/phocagallery/Cidade/Antiga/thumbs/phoca_thumb_l_Igreja%20Matriz%20Antiga.jpg


    Caio Rerisson

    ResponderExcluir
  6. Meu caro, me estranha o fato da administração não querer divulgar a planta de algo que será construído com recursos públicos.

    Pergunto-me onde está a transparência nessa história toda?

    Se o projeto é tão correto, qual seria o problema em torná-lo público?

    Porque o "Max" não autorizou o envio do projeto?

    Alguém da administração o impediu?

    Porque não publicá-lo no site da Prefeitura?

    Alguém quer esconder algo que já fora até licitado?

    Entendo sua posição meu caro amigo, estou certo que me enviaria se pudesse. De todo modo, quem gosta de fazer as coisas às escondidas do povo deveria fazer outra coisa, afinal não serve para cuidar do que é público.

    ResponderExcluir
  7. Ninguém me proibiu não, nem tão pouco liberou, então me preservo a não publicá-la.

    Entrarei em contato com a prefeitura para saber qual a opinião deles acerca desse assunto. É meu dever agir corretamente antes de publicar algo deliberadamente.

    ResponderExcluir
  8. É seu dever sim. Aguardo seu retorno quanto a liberação por parte da administração.

    Obrigado pelo esclarecimento.

    abraço.

    ResponderExcluir
  9. Salve amigo Erasmo.

    Cara você está distorcendo todo o acontecido... A "Planta" foi enviar para MAXWELL para que a mesma fosse publicada no site, mais tendo em vista tanta coisa em cima de nada, resolveram não publicar, só isso. Sabe o que isso está parecendo? Teoria da conspiração, onde tudo é motivado com outro intuito. "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
    Che Guevara.


    CAIO RERISSON

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Caio tô não. Eu particularmente já vi o pórtico na reunião que aconteceu no hotel (já comentei). Lá fiz um rápido questionamento, mas fui informado que a obra já estaria licitada.

    Gostaria apenas do projeto real para publicá-lo já que não o tendo recorri as fotos dos portões de cemitérios. De todo modo solicitarei diretamente a Prefeitura.

    Não entendo como teoria da conspiração não... rs, longe disso. Discordar de algo não significa conspirar contra alguém ou alguma coisa. Nunca fiz, e critico quem dessa maneira proceder.

    O problema é que, infelizmente, estamos pouco acostumados a receber críticas e a participação popular efetiva.

    ResponderExcluir