quinta-feira, 31 de março de 2011

Informática: Firefox 4, Notícias do Ubuntu & etc...




Nos últimos dias a Fundação Mozilla lançou a mais nova versão de seu navegador. o Firefox 4 promete ser 6 vezes mais rápido do que sua versão anterior o 3.6.  Devo confessar que muita coisa implementada nessa nova versão já existia em outros navegadores, o recurso colar e ir que sempre adorei no Opera finalmente chegou. O visual demonstra seguiu a linha do Chrome e também do próprio Opera de aumentar o espaço de trabalho escondendo ou, pelo menos, diminuindo o espaço dos menus. O gerenciamento das extensões ficou ainda mais fácil, simples e prático. A segurança, rapidez e estabilidade desse browser certamente o colocarão em breve como líder no mercado brasileiro (na Europa ele já lidera).

Para fazer o download do Firefox 4 basta acessar o link.  Ele está renovado e melhor do que nunca, vale a pena dar uma olhada.



No final de abril será lançada a versão 11.04 do Ubuntu. Meu sistema operacional preferido será totalmente reformulado. Para os amigos de Portalegre que já usam o Ubuntu a mudança será tremenda. O gnome deixará de ser o ambiente padrão e passaremos a usar uma versão melhorada do ambiente Unity que já vinha sendo utilizado nos netbooks e por aqueles mais curiosos como eu mesmo nos desktops.


A forma de organização dos menus, lançadores, janelas está mudando radicalmente. Desde 2007 quando comecei a usar o linux essa é a primeira grande mudança no visual do Ubuntu. Espero que a comunidade tenha resolvido alguns dos problemas que encontrei quando testei o Unity. Travamentos e dificuldades para encontrar determinadas coisas foram recorrentes, além da impossibilidade de acessar as propriedades das pastas e dos arquivos.

Aos amigos João Batista (Clara Papelaria), Tony Márcio e João Batista (professor) que já se encantaram pela estabilidade e eficácia do Ubuntu vai a dica: em abril temos que nos acostumar a nova interface e atualizar nossas máquinas.

Ao João (professor) que usa o Ubuntu 9.10 faz-se mister avisar que O Ubuntu 9.10 Karmic Koala, chegará ao fim de sua vida útil em 29 de abril de 2011. Após esta data, o sistema não receberá mais atualizações, incluindo patches de segurança e atualizações críticas. 

A versão 9.10, lançada em 29 de outubro de 2009, trazia o kernel Linux versão 2.6.31, Gnome 2.28 e utilizava o sistema de arquivo Ext4 como padrão. Outras alterações incluíam uma nova tela de boot e um tema desktop em marrom escuro.

Os usuários do Karmic Koala, devem atualizar o sistema para uma versão mais recente, pois após o fim do ciclo de vida, os repositórios relacionados à versão são tirados do ar, o que torna mais difícil a administração e/ou instalação de novos programas. Os desenvolvedores ressaltam que aqueles que quiserem atualizar para a versão 10.10, “Maverick Meerkat”, terão que atualizar antes para a versão 10.04 LTS, “Lucid Lynx”. Edições comuns do Ubuntu recebem suporte por 18 meses, enquanto que versões LTS (Long Term Support), tem atualizações garantidas pelo dobro do período: 3 anos. (André Gondim)


Recentemente toda a comunidade software livre discutiu (ou acompanhou a discussão) sobre a(o) LibreOffice. A suite de aplicativos para escritório que surgiu como continuação do projeto do OpenOffice (controlado pela empresa Oracle) promete avançar muito mais. Pelo que li, faz tempo que a comunidade vinha descontente com a postura adotada pela Oracle. Não encontrando mais ambiente para continuar desenvolvendo de forma livre, grande parte dos desenvolvedores resolveram trilhar outro caminho criando a The Document Foundation. Li que existem diversas novidades que serão implementadas aos poucos na "nova suite", avanços que vinham sendo barrados desde os tempos em que a Sun era a empresa detentora da marca OpenOffice.

Vale dizer que o BrOffice, versão brasileira do OpenOffice integrou-se completamente à TDF (The Document Foundation). Após alguns problemas internos, parte considerável dos envolvidos deve contribuir (e muito) para o crescimento do LibreOffice.

4 comentários:

  1. Já instalei aqui amigo, meu muito obrigado pela dica ok!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo Jales. Fico grato pelo comentário. Estou mesmo precisando conversar contigo. Vamos marcar uma horinha.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. ERASMO RAPAZ DEU ERRO AQUI QND FUI ACESSAR MINHA CONTA NA CAIXA OLHA!!! ACHO Q VOOOOOU DESINSTALAR DENOVO...

    ResponderExcluir
  4. Rapaz acho q é só aceitar o novo certificado, adcionar exceção. Confiar no novo certificado.

    ResponderExcluir