sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rapidinhas XXVII

Só ontem fiquei sabendo do acidente sofrido pelo amigo Círios Vannuci. Prontamente fui a sua casa, vi que está razoavelmente bem, apesar de acamado. Poucos meses atrás também sofri um acidente de moto em Riacho da Cruz e sei como é complicado.

Falando em Círios, recentemente li em seu blogue:
Um doce...

Para quem descobrir qual político de Portalegre vai responder a mais um processo na justiça. Uma pista. O TCE já o conhece muito bem.
Eis que minha curiosidade me levou ao site do Tribunal de Justiça do RN. Acredito que o Círios se referia ao processo 0000516-14.2009.8.20.0150 (150.09.000516-2) em que o ex-prefeito Manoel de Freitas Neto aparece como réu. Nesse caso o Juiz de Direito da Comarca (Cornélio Alves de Azevedo Neto) proferiu DECISÃO no dia 10/05/2011 recebendo a ação de improbidade administrativa em face do ex-prefeito.

Interessantes algumas passagens da decisão proferida pelo magistrado:
Outrossim, analisando as provas trazidas pelo Ministério Público em cotejo com as alegações formuladas pelo demandado, não vislumbro razões de manifesta improcedência das acusações formuladas, tampouco me convenço da inexistência de atos de improbidade administrativa no presente caso.

Melhor explicitando, ao menos em uma análise sumária, própria das decisões dessa natureza, o lastro probatório acostado aos autos demonstra como provável a ocorrência de um esquema de desvirtuamento do processo licitatório no âmbito da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, enquanto dirigida pelo demandado, durante o período em que foi Prefeito.
Esperamos que o caso seja resolvido o quanto antes e que o ex-prefeito possa comprovar sua inocência. Uma das consequências de uma possível condenação, nesse caso, seria a perda dos direitos políticos; o que, em tese, impediria o ex-prefeito de candidatar-se no pleito de 2012.

Não compareci a sessão da câmara de vereadores de Portalegre realizada ontem (19/05/2011). Pelo que soube o vereador José Augusto usou sua fala para apontar possíveis irregularidades nos procedimentos licitatórios que envolvem a cessão de espaços públicos como o Mirante Boa Vista, o Terminal Turístico da Bica e o Bar da Praça.

Imediatamente após a fala do vereador (e o fim da sessão, claro) foi iniciada uma "operação tapa-buraco" na tentativa de corrigir os erros elencados na câmara.

Ainda sobre a Câmara; é realmente incrível como o mesmo fato pode ter dois olhares tão distintos. Comentei, recentemente, que as sessões da câmara tem "durado" muito pouco. Os vereadores pouco discutem os problemas da cidade e sua produção legislativa é quase insignificante. Outra análise, completamente absurda e, incrivelmente, desprovida de qualquer senso de realidade, diria que as sessões estão "curtinhas" porque aquela casa está mais eficiente, agora que tem um assessor jurídico. [É PIADA?]

Tive acesso ao projeto do pórtico já construído na entrada da cidade. Já se comentava que a obra ainda não estava concluída então resolvi me inteirar do assunto. Na próxima postagem tratarei disso.

O blogue do Aedson Souza (Até eu tenho um blogue) tem trazido algumas postagens interessantes e "divertidas", principalmente quando aborda o tema das caronas dos estudantes da UERN. Ao novo blogueiro os nossos votos de sucesso.  Estamos colocando seu link na nossa lista (ao lado).

Quanto as caronas estou sempre viajando de Pau dos Ferros para Portalegre nesse horário e sempre que posso trago comigo algum estudante. Recomendo aos amigos que fazem o mesmo trajeto que façam o mesmo. Afinal ajudar não custa nada.

O vídeo da professora Amanda Gurgel falando sobre a situação da educação no RN virou hit na web. Ontem a noite me surpreendi quando vi matéria do G1 tratando do assunto. Dar visibilidade as reivindicações da professora é muito bom. O que não se pode é banalizar o tema que deve ser enfrentado com seriedade pela Betânia Ramalho (secretária de educação do RN) e pela Governadora.

3 comentários:

  1. Muito bom seu poste, e sobre as caronas... Minha namorada (cintia) já até pegou carona com a vossa pessoa , meu caro pois como você felizmente ha alguns, mais já vieram me falar que pessoas conhecidas passam de moto e viram a cara para dizer que não viu os estudantes, espero que isso não seja uma forma de não dar carona, ou que isso tenha sido coincidência mesmo que tenha sido por umas três vezes, afinal coincidência existe. Do mais gostaria que essa pessoa pusesse a mão na consciência e imaginasse se ele gostaria de está a pleno SOL esperando uma carona e passar alguém e virar a cara, não quero citar nomes, pois não vem o caso. Forte a braço a todos.

    Caio Rerisson

    ResponderExcluir
  2. Semana passada trouxe a Cintia mesmo. Na verdade sempre passo por pelo trecho já para trazer alguém. É bem complicado essa coisa de carona. Quando comecei a trabalhar em Pau dos Ferros ficava a tarde inteira no mesmo lugar onde ficam os estudantes hoje esperando alguém conhecido passar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Erasmo pelo apoio... fique a vontade para acessar a página do "Até eu tenho um blog"
    abraços...

    ResponderExcluir