quinta-feira, 31 de março de 2011

Tarda mais não falha...

Li no Tribuna do Norte que o ex-prefeito de Doutor Severiano, João Antonio Dantas filho, foi condenado a 12 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de desvio de verba federal e falsidade ideológica. Os crimes teriam acontecido durante sua gestão (1996-1999). Apesar do ex-prefeito ainda poder recorrer, a sentença já é considerada um marco na política potiguar.

Aos ex-prefeitos de Portalegre que respondem a processos de improbidade administrativa: Bom ficarem atentos, a justiça tarda mais não falha.

P.S.: Postado de Mossoró (Internet via Celular)

Informática: Firefox 4, Notícias do Ubuntu & etc...




Nos últimos dias a Fundação Mozilla lançou a mais nova versão de seu navegador. o Firefox 4 promete ser 6 vezes mais rápido do que sua versão anterior o 3.6.  Devo confessar que muita coisa implementada nessa nova versão já existia em outros navegadores, o recurso colar e ir que sempre adorei no Opera finalmente chegou. O visual demonstra seguiu a linha do Chrome e também do próprio Opera de aumentar o espaço de trabalho escondendo ou, pelo menos, diminuindo o espaço dos menus. O gerenciamento das extensões ficou ainda mais fácil, simples e prático. A segurança, rapidez e estabilidade desse browser certamente o colocarão em breve como líder no mercado brasileiro (na Europa ele já lidera).

Para fazer o download do Firefox 4 basta acessar o link.  Ele está renovado e melhor do que nunca, vale a pena dar uma olhada.



No final de abril será lançada a versão 11.04 do Ubuntu. Meu sistema operacional preferido será totalmente reformulado. Para os amigos de Portalegre que já usam o Ubuntu a mudança será tremenda. O gnome deixará de ser o ambiente padrão e passaremos a usar uma versão melhorada do ambiente Unity que já vinha sendo utilizado nos netbooks e por aqueles mais curiosos como eu mesmo nos desktops.


A forma de organização dos menus, lançadores, janelas está mudando radicalmente. Desde 2007 quando comecei a usar o linux essa é a primeira grande mudança no visual do Ubuntu. Espero que a comunidade tenha resolvido alguns dos problemas que encontrei quando testei o Unity. Travamentos e dificuldades para encontrar determinadas coisas foram recorrentes, além da impossibilidade de acessar as propriedades das pastas e dos arquivos.

Aos amigos João Batista (Clara Papelaria), Tony Márcio e João Batista (professor) que já se encantaram pela estabilidade e eficácia do Ubuntu vai a dica: em abril temos que nos acostumar a nova interface e atualizar nossas máquinas.

Ao João (professor) que usa o Ubuntu 9.10 faz-se mister avisar que O Ubuntu 9.10 Karmic Koala, chegará ao fim de sua vida útil em 29 de abril de 2011. Após esta data, o sistema não receberá mais atualizações, incluindo patches de segurança e atualizações críticas. 

A versão 9.10, lançada em 29 de outubro de 2009, trazia o kernel Linux versão 2.6.31, Gnome 2.28 e utilizava o sistema de arquivo Ext4 como padrão. Outras alterações incluíam uma nova tela de boot e um tema desktop em marrom escuro.

Os usuários do Karmic Koala, devem atualizar o sistema para uma versão mais recente, pois após o fim do ciclo de vida, os repositórios relacionados à versão são tirados do ar, o que torna mais difícil a administração e/ou instalação de novos programas. Os desenvolvedores ressaltam que aqueles que quiserem atualizar para a versão 10.10, “Maverick Meerkat”, terão que atualizar antes para a versão 10.04 LTS, “Lucid Lynx”. Edições comuns do Ubuntu recebem suporte por 18 meses, enquanto que versões LTS (Long Term Support), tem atualizações garantidas pelo dobro do período: 3 anos. (André Gondim)


Recentemente toda a comunidade software livre discutiu (ou acompanhou a discussão) sobre a(o) LibreOffice. A suite de aplicativos para escritório que surgiu como continuação do projeto do OpenOffice (controlado pela empresa Oracle) promete avançar muito mais. Pelo que li, faz tempo que a comunidade vinha descontente com a postura adotada pela Oracle. Não encontrando mais ambiente para continuar desenvolvendo de forma livre, grande parte dos desenvolvedores resolveram trilhar outro caminho criando a The Document Foundation. Li que existem diversas novidades que serão implementadas aos poucos na "nova suite", avanços que vinham sendo barrados desde os tempos em que a Sun era a empresa detentora da marca OpenOffice.

Vale dizer que o BrOffice, versão brasileira do OpenOffice integrou-se completamente à TDF (The Document Foundation). Após alguns problemas internos, parte considerável dos envolvidos deve contribuir (e muito) para o crescimento do LibreOffice.

terça-feira, 29 de março de 2011

Rapidinhas XIII

Para variar estamos de volta depois de "alguns dias"...

Recebi por email a notícia de que ocorrerá dia 03 de abril, no Mirante Boa Vista, o 3° Festival de Cerveja. De acordo com os organizadores a expectativa é repetir o sucesso das outras edições do evento. A senha pode ser adquirida no local ao preço de R$ 20,00. A animação ficará por conta do Forró Mini Saia e Fabiano Show e Banda. Vale a pena dar uma conferida. Informações nos telefones: (084) 9624-8787; (084) 9993-3568 e (084) 9921-526.

Os Blogueiros de Portalegre tem nova coordenação. O Klenilson (Zico) junta-se a nós e ao Círios Vanucci para que os trabalhos possam seguir de forma mais uníssona e coesa. A fundação da Associação do grupo já está marcada para o dia 17 de abril. O evento será acompanhado de uma tarde de lazer. Sombra, comida e água fresca serão os temperos.

Dia 09 de abril será o lançamento oficial do Jornal de Portalegre (impresso). Em evento no Portal da Serra, Portalegre finalmente terá materializado seu primeiro jornal. Nossos parabéns, antecipados, ao Edielson Soares, ao Angelo Girotto e todos os demais envolvidos na construção desse sonho. Fica o agradecimento aos empresários e amigos que estão participando do projeto.

Sim... ia esquecendo. Quando achei que a "politicalha" viria sempre de um lado... eis que ela me aparece de outro. Vivendo e aprendendo:


"Já dizia o 'filósofo' um dia é da caça outro do caçador" (rs)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Papo Aberto 3

Começamos hoje a materializar nossa proposta inicial com o Papo Aberto. Desde o início pretendíamos disponibilizar o vídeo das entrevistas pela internet. Infelizmente ainda não temos a estrutura necessária para transmitirmos ao vivo, limitações com o serviço de internet fornecido pela Brisanet nos impedem de dar mais esse passo. De todo modo ai vai a parte inicial do Papo Aberto 3. Em seguida editarei a postagem com os vídeos seguintes. Espero que gostem.


Rapidinhas XII

Recebi em meu Ensaio sobre as Privadas um comentário por email da jornalista Bernadete Cavalcante. Agradeço imensamente pelo comentário que faço questão de publicar agora.

Não consegui  comentar lá, mas diria :

    Lamentável,triste e, infelizmente, vergonhoso  para um município que busca sua consolidação turística.
   Com relação aos "toiletts" do mercado,   a triste realidade  é ainda pior.
      Espere, é com essa situação que querem obrigar os ambulantes a usar o Mercado, sob pena de multa ?
    Será que diante desse caos e agora que não sou mais a única voz, ainda haverá quem  "chore"  e se coloque como vítima, saída para mascarar essa realidade  ? qual secretária, ou secretários,  vai atribuir   ao quadro exposto, que  isso não  de  "questão pessoal" ?  ou  será que a Gestão, em especial a prefeita,  vai eleger  todos que  mostram a realidade como inimigos da cidade, como fez comigo num passado recente?
 Finalmente cai a máscara dos verdadeiros inimigos da cidade: os secretários municipais, responsáveis pela solução de problemas como esse e nada fazem, mesmo com quase 7% a mais nos salários. E o gestor,  responsável por cobrar atitudes de sua equipe e, ao que parece, não cobra.
    E viva  o abandono!!!!!!!!!!!!!
Sobre o novo Pórtico:

Fui informado, por telefone, pelo amigo Maxwell, responsável pela manutenção do site da Prefeitura, que a Secretária de Turismo de Portalegre não autorizou que a "planta" (como ele chamou) do novo "portíco" me fosse enviada. Confesso que estranhei e não entendi a atitude da secretária. Conforme nos foi repassado em reunião a obra para construção da "belezura" já  fora até licitada. Pergunto-me a quem interessa esconder algo que é público?

Gostaria de relembrar o Princípio da Publicidade, segundo o qual, Administração Pública tem a obrigação de dar publicidade, levar ao conhecimento de todos os seus atos, contratos ou instrumentos jurídicos como um todo. Isso dá transparência e confere a possibilidade de qualquer pessoa questionar e controlar toda a atividade administrativa que, repito, deve representar o interesse público, por isso não se justifica, de regra, o sigilo.

Vale também citar a CF/88 (será que ela não vale em Portalegre?), em seu art. 5°: 

XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;
O tempo das obscuridades achei que já tinha acabado, mas parece que é de praxe esconder as coisas por aqui. Ouvi do Temístocles Lucena (secretário de Cultura) que já aconteceram diversas reuniões (públicas) para discutir o "portíco", fiquei sem saber o porquÊ de não permitirem que o Maxwell me enviasse.

De todo modo, caso a situação perdure, tão logo tenha tempo, solicitarei por escrito uma cópia total do projeto, inclusive do processo licitatório (que deve ter sido publicado em algum lugar)  para que eu tome conhecimento.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Boletim da Prefeitura

Recebi em meu email o, até então desconhecido, mas muito bem vindo e necessário Boletim Informativo da Prefeitura.

Eis o conteúdo:

Boletim da Prefeitura Municipal de Portalegre - 22/03/11

GRUPO DE GESTANTES

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, através dos CRAS I e II, comunica que os encontros dos Grupos de convivência e fortalecimentos de vínculos para pessoas iIdosas terão início esta semana conforme descriminação a seguir:

• Dia 23 de março, quarta-feira, às 14h, Grupo Nova Vida (Sítio Sobrado);
• Dia 24 de março, quinta-feira, às 14h, Grupo D. Salomé (CRAS I) e Grupo Revivendo Nossa História (CRAS II);
• Dia 30 de março, quarta-feira, às 14h, Grupo Chamilton (Sítio Bom Sucesso).

EXAME DE GLAUCOMA

A Secretaria de Saúde informa que nesta quinta-feira, 24 de março, a partir das 10h, haverá exames para pessoas com suspeita ou confirmação de glaucoma na Secretaria de Assistência Social.
Documentos necessários: Identidade; CPF; Cartão SUS e Comprovante de residência.
OBSERVAÇÃO: É um exame de glaucoma e não exame para uso de óculos.

terça-feira, 22 de março de 2011

[Ensaio sobre as Privadas] Depois ainda dizem que os blogueiros exageram...

Meus caros leitores, no exato dia do meu aniversário (28 de Fevereiro) atendi ao chamado de uma amiga para acompanhar com ela o problema do acumulo de lixo bem no meio da sua rua. Me surpreendi quando por lá estive, afinal decorava a Rua Juarez Alexandre de Oliveira, no São José (popularmente Carrapicho) duas "elegantes privadas" cercadas por quantidade considerável de outros entulhos não tão imponentes.

A amiga me chamara na esperança de ver noticiado (denunciado) o problema. No mesmo dia escrevi no Voz da Serra um texto (singelo) e o conclui da seguinte forma: "Fica o nosso pedido para que a administração possa, o quanto antes, resolver o problema."

Enganei-me ao esperar da sonolenta administração uma rápida ação para retirada daquele lixo todo. Uma semana depois da postagem fiquei sabendo que tudo permanecera por lá. Pedi para que a amiga tivesse paciência, a cidade cresceu consideravelmente, "qualquer horinha eles chegam para limpar tudo ai".

Hoje, exatos 22 dias após a postagem (e outros tantos antes dela) não é que as ilustres peças de "porcelana árabe" ainda enfeitam a rua. Ao seu redor cresce uma "floresta" como uma tentativa da natureza de esconder tamanha vergonha.

Peça de Porcelana Árabe (aos olhos de um desatento, um simples cagatório)
Vista Panorâmica da Rua Juarez Alexandre (a natureza encarrega-se de esconder a vergonha)

Leves adornos no entorno da "peça histórica"

Um olhar mais atento verá lá ao longe a privada

Depois de andar pela cidade e ver que, de fato, a cidade estava mais limpa pensei que seria apenas um caso isolado. Contudo, bastou uma ida ao Mercado Público com a intenção de  ajustar a pulseira de meu relógio para ver que tudo continua uma "M*&$##@*&%" só. Isso mesmo meus amigos quantidade considerável de "bosta", outro tanto de urina (mijo no "dizer" popular) enfeitavam o local. Vale dizer que alguns dias antes o Edielson Soares do Jornal de Portalegre já teria "denunciado" o abandono do local.


Dejetos fecais expostos nas duas fotos acima, nesta uma solitária garrafa de urina
As imagens falam sozinhas. O fato é que Portalegre precisa é de uma boa limpeza, não necessariamente aquela feita pela "caminhão do lixo".

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estamos de volta... [Reunião, Mercado, Porta de Cemitério & Etc...]

Depois de uma semana sem postar nadinha de nada por aqui, eis que estamos de volta.

Perdi alguns dos acontecimentos da semana tanto aqui na Serra como no país inteiro. Recepcionar familiares e amigos que me visitaram, nesses últimos dias, tomou todo meu tempo.

Ainda sobre o carnaval em Portalegre, vale dizer que me surpreendeu positivamente a presença de seguranças contratados pela gestão nos principais atrativos do município.

Mas como nem tudo, aliás quase nada por aqui são flores, me vem mais uma intrigante matéria do amigo Edielson Soares, mostrando a triste situação do nosso Mercado Público. Não republicarei por aqui as fotos pois descobri que grande parte dos nossos acessos ocorrem logo após as refeições (almoço e jantar) e não quero que ninguém "passe mal" lendo o Voz da Serra.

Ocorreu terça-feira passada (15/03) uma reunião cujo tema era a atividade turística local. Recebi o convite da SEMATUR e da Rede de Hotéis Sabino Palace que organizaram o evento. Apesar de achar por demais proveitoso o momento, algumas questões me preocuparam.

Saber que o Conselho Municipal de Turismo está "quase que desativado" ou que não tem se reunido para discutir questões pontuais sobre o turismo aqui na Serra não foi muito bom. Contudo deixei a sugestão de que se reative ou faça funcionar o referido órgão.

Me surpreendeu também que ao final da apresentação da Secretária de Turismo aparecesse uma foto publicada em meu blogue. No momento em que a vi, repeli veementemente já que não trazia junto meu texto, sozinha a foto distorcia totalmente do que defendi quando a publiquei. Vale a dica, reproduzam o que eu publico/escrevo (isso é bom!), mas não deturpem, não sejam levianos.

Fiquei abismado ao ver o modelo do Pórtico que "será?" construído na saída para Francisco Dantas. Além de feinho (impressão praticamente unânime dos que por ali estavam), parecendo mais uma daquelas entradas de cemitério (veja fotos abaixo).
Cemitério - Juromenha
Nem sei onde é esse, mas é um cemitério!

Achei tão feio que não lembrei de fotografá-lo para publicar por aqui. Encontrei essas duas fotos de entradas de dois cemitérios, pelo que vi, o pórtico faz referência a padroeira do Município e é, mais ou menos, um misto das duas fotos acima.

Lembro que o Estado Brasileiro é laico. Torna-se, em face disso, por demais complicado investir dinheiro público em algo totalmente direcionado para uma religião específica. Liguei para alguns amigos já advogados e a resposta foi a mesma: "Ao pé da letra seria inconstitucional" digo que em cima da letra também, mas de que vale a CF/88 diante de tão maravilhosa criação humana apresentada na terça a noite?

Mudando de cemitério, quer dizer de assunto. Dando uma olhadinha no Portal da Transparência, vi que R$ 100.000,00 foram liberados pelo Ministério da Saúde, no dia 18/01/2011 para a ampliação do Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho. Estamos aguardando a obra. Espero que a Prefeitura use esse recurso para a construção dos leitos necessários para que se possa contratar médicos plantonistas.

Ia esquecendo! (rs) tem-se comentado pela cidade que, em breve, uma quantia milionária será investida em melhorias sanitárias nas comunidades quilombolas. Tomara que façam o serviço direito por lá, afinal milhão é milhão. De todo modo, fiquem certos que tentaremos acompanhar minuciosamente a execução dessas obras.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Rapidinhas XI - Carnaval, Código Tributário e etc...

Mais uma vez Portalegre recebeu uma infinidade de evangélicos. Achei, mais uma vez, por demais agradável. Só de pensar nas micaretas carnavalescas agitadas e barulhentas me dá medo. Nossa serrinha atrai aqueles que buscam paz e tranquilidade. Os turistas e visitantes que nos procuram querem isso e, de certo modo, nós também. Já imaginaram o incomodo causado aos idosos que moram no centro da cidade se tivéssemos uma festa carnavalesca nos moldes da que existe em Apodi?

Estive, por pouco tempo, com a jornalista Bernadete Cavalcante. Infelizmente sua mãe está com sérios problemas de saúde, espero que se reestabeleça o quanto antes. Conversamos um pouco sobre Portalegre e um pouco sobre o "Partido", uma das coisas que mais sinto falta por aqui é falar do dia-a-dia do partido que me recebeu desde os 14 anos.

Sabe aquela música: "Ilegal, imoral ou engorda"? A prefeitura continua cobrando os portalegrenses tomando por base um Código Tributário completamente ilegal. O texto aprovado na câmara não condiz com o que fora sancionado pelo prefeito. Incompetências a parte, acredito que logo o Ministério Público entrará nessa história. Depois não adianta dizer que não sabia o que estava fazendo. Lembro que ao administrador só é permitido fazer aquilo que a lei determina, já ao particular é lícito fazer o que a lei não proíbe.

Na sexta chegará a Portalegre o jornalista Angelo Girotto, junto com o empresário Edielson Soares, ele deve materializar o projeto impresso do Jornal de Portalegre. Aos dois amigos os nossos votos de sucesso.

sábado, 5 de março de 2011

Rapidinhas X - Não tão rápida assim!

Em função do pouco tempo que tenho e da falta de energia na cidade somente hoje pude atualizar o Voz da Serra. Mas como diria a costumeira frase: Antes tarde do que nunca.

Festival de Cerveja:

Parece-nos que o evento organizado pelo Mirante Boa Vista foi mais um sucesso. Deixando de lado os excessos não tão elegantes e as briguinhas costumeiras daqueles que ainda não aprenderam a controlar o instinto, correu tudo bem por lá.

Reunião com APRUP e EMATER:

Quinta (03/03/2011) pela manha recebi ligação do amigo Hermes Dias para comparecer a fábrica de suco de cajú para acompanhar uma reunião com pequenos produtores rurais de Portalegre. O objetivo do encontro era explicar o funcionamento do programa de aquisição de Alimentos do Governo federal. Infelizmente não pude comparecer, mas entrei em contato com o Edielson Soares (Jornal de Portalegre), Sobrino (Fanáticos por Portalegre) e João Paulo Vianna (Nossa Portalegre) para aparecerem por lá.

Sessão da Câmara de Vereadores de Portalegre:

Na quinta a noite pude participar pela primeira vez de uma sessão na câmara de vereadores de Portalegre. Acompanhei atento todas as discussões, em especial a que tratou do Códito Tributário Municipal.

O grande problema, que não é novidade, é que o texto  aprovado pelos vereadores não corresponde ao texto da lei publicado no Diário Oficial. A situação é grave, pois abala os princípios da Legalidade e da Segurança Jurídica. Ao nosso humilde olhar, o executivo municipal cometeu/comete crime ao modificar o texto da lei aprovada na câmara. A implicação prática de tudo isso é que gera para o contribuinte o direito de não pagar uma cobrança arbitrada a partir de uma lei deveras ilegal. 

Todo o debate a cerca desse tema foi encabeçado pelo vereador José Augusto. Preocupado com a legalidade do Código Tributário ele solicitou que o texto legal já publicado voltasse a câmara para as devidas correções e posteriormente fosse republicado por incorreção. Após uma acalorada discussão com o vereador Neto da Emater, todos concordaram em solicitar do executivo que o Código retorne para proceder o ajuste devido.

Após o término da sessão, esse humilde blogueiro, solicitou a palavra para fazer alguns esclarecimentos. Na qualidade de coordenador (integram a coordenação junto comigo o Sobrino e o Círios) do grupo Blogueiros de Portalegre-RN, me senti no dever de esclarecer, para todos os vereadores, o relevante papel que nossas ferramentas de comunicação tem prestado para Portalegre.

Numa cidade pequena como a nossa; ainda acostumada ao coronelismo, aos conchavos políticos e a pouca (nenhuma) participação popular nas decisões importantes para população local; essa nova ferramenta de comunicação tem sido mal interpretada e pouco lida pelas autoridades locais.

Fiz questão de esclarecer que os blogues estão a disposição de todos: população, executivo e legislativo municipal, associações. Aqueles que quiserem divulgar suas atividades, denuncias, reclamações encontram refúgio em nossas postagens. Não é nosso objetivo xingar, ridicularizar ou desdenhar quem quer que seja como nos pareceu apontar alguns comentários que escutamos de pessoas ligadas a administração. Ideias desse tipo só poderiam surgir daqueles que não tem sequer a disposição de ler nossas postagens por inteiro. De todo modo, não fugimos da raia (dizer popular), e fizemos esclarecimentos devidos aos vereadores de nossa cidade.

A avaliação final da tarde/noite da quinta-feira é positiva. Parabenizo o vereador José Augusto pela iniciativa de corrigir o problema do Código Tributário. Entendo que a iniciativa deveria ter partido, bem antes, por parte do executivo, maior interessado na cobrança dos impostos e taxas previstos. Agradeço também, agora publicamente, ao vereador Ecimar (presidente da Câmara) que, após a sessão, nos concedeu a palavra para uma rápida conversa com todos os presentes.