sexta-feira, 25 de maio de 2012

Somos quem podemos ser. Sonhos podemos ter?

Tenho estado distante do Voz da Serra nos últimos meses. A frequência de nossas postagens tem diminuido consideravelmente. Tudo consequência de nossos novos desafios profissionais.

Assumimos, recentemente, a coordenação de comunicação social do IFRN - Campus Pau dos Ferros. E, esta semana, recebemos a importante tarefa de coordenar as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em nossa instituição.

Mesmo feliz com meu sucesso profissional não esqueci a cidade que tanto amo. Minhas opiniões e o conceito que tenho acerca das atividades da gestão municipal não mudaram. A realidade nua e crua não deve ser desprezada, ou "ficar de lado" em tempos de "paixonites" politiqueiras.

Não há, pelo menos não conheço, uma só pessoa em seu juízo perfeito, que esteja satisfeita com os rumos de Portalegre. Uns mais, outros menos, todos fazem críticas e mais críticas. A reclamação/indignação, contudo, limita-se ao gesto medroso da fofoca. Até os mais críticos temem as ações de repressão dos gestores. Isso tudo enquanto os "gestores" temem as ações na justiça.

O que quero dizer é que não há como idelizarmos uma cidade melhor sem nos posicionarmos de forma corajosa para construí-la. As liberdades individuais e coletivas que temos hoje não foram conquistadas por covardes, medrosos e mesquinhos. A "democracia" que vivemos, com todos os seus defeitos, é resultado de diversas lutas e custou a vida de muitos.

Não podemos, simplesmente, abaixar a cabeça e deixar tudo como está. Estamos num Estado atrasado e em uma cidade atrasada. Precisamos mudar o quadro e nossas atitudes são fundamentais para isso. As pessoas mais esclarecidas e conscientes devem ser a vanguarda desse processo de mudança.

Meus caros amigos, não estamos impedidos de sonhar com educação, saúde e demais serviços públicos de qualidade. Mas precisamos dar passos significativos para a construção disso tudo. Nesse processo todo, ao passo que contruibuímos para uma sociedade/cidade melhor, também nos tornamos pessoas melhores e mais conscientes de nosso papel transformador.

Para reflexão:

Um dia me disseram
Quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem essa prisão
(Humberto Gessinger)

A mudança mais significativa na vida de uma pessoa é uma mudança de atitude. Atitudes corretas produzem ações corretas." (William J.)

Um comentário:

  1. Legal a postagem inclusive o nome muito bem pensado, no entanto, como já disse inúmeras vezes em conversas com colegas tudo é movido por interesses as vezes para atender a objetivos próprios ou coletivos. Como tudo parte de interesses ultimamente devido talvez a questão de tempo e profissionais também não me vejo totalmente com vontade de participar de coisas principalmente políticas, mas concordo firmemente que as coisas precisam mudar e essa mudança deve partir não só das pessoas que tem um senso mais crítico e um grau de formação mais elevado... mas sim, deve ser uma mudança primeiro da sociedade de forma geral, através de conscientizações que ai sim devem partir de pessoas com a mente mais aberta.

    ResponderExcluir