quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bicudo ou Bacurau? Eu sou Portalegre

Tenho acompanhado as discussões, sobre a política local, que surgem nas redes sociais, em especial no facebook. Noto que enquanto tem muita gente querendo trazer contribuições que impliquem na construção de uma cidade melhor, outros tantos tem resumido suas análises ao arcaico discurso dp Bacurau X Bicudo.

Me espanta ver que existe gente que pensa assim, ora não se quer saber de proposta, de nada. A única coisa que importa é a cor: verde ou vermelha. Sob esse olhar sinto um misto de pena e desprezo. Muito embora a política (o sufrágio) seja uma festa da democracia, muitos, até pelas dificuldades cognitivas, entendem que tudo não passa de uma festa sem sentido onde o que vale de fato é gritar, cantar, pular. 

Quem pensa assim deixa as coisas(assuntos) que realmente importam para os outros. Como posso reclamar que o gestor de minha cidade fez isso, ou aquilo se, em um momento como esse, não me disponho a sentar com ele e discutir minha cidade? Se não quero saber de proposta, não quero saber de seu passado a única coisa que realmente importa é a sua cor(verde/vermelho).

O que estamos discutindo em Portalegre é a possibilidade de construir algo novo, algo melhor. Pouco me importa se você gosta do verde, do vermelho, o que realmente é importante é o que você propõe.

Como posso, diante de tal reflexão, votar em alguém que fraciona valores, frauda procedimentos licitatórios, para comprar a empresa pertencente (de mesmo nome) da sua mãe? Alguém que já foi condenado em processo de Improbidade Administrativa?

Como posso mudar minha cidade, meu país, se não retirar do cenário político esse tipo de gente. Que exemplo deixo para as futuras gerações? O de que vale a pena ser corrupto? O exemplo da vista grossa diante dos absurdos já constatados?

Prefiro ser diferente, dormir em paz, com a consciência tranquila de que estou contribuindo para que aqueles que não administraram corretamente aquilo sejam punidos, não só pela justiça, mas pelo povo nas urnas.

Não quero esmola, favor, botijão de gás, feira, peixe. Quero, ao contrário, oportunidade para que o trabalhador, pai de familia possa, através de seu esforço conquistar tudo que precisa para sua sobrivivência. Não quero que chegue a prefeitura de minha cidade alguém que acha que deve manter o povo submisso às suas vontades, dependente de seus favores.

Quero mudança. Não aguento ver a coisa como está. Como portalegrense fico triste ao chegar do trabalho ver a praça "toda quebrada" precisando de reparos, as ruas repletas de cães, o lixo tomando conta de tudo. A saúde aos trancos e barrancos, na educação professores reclamando, nossos pontos turísticos mal cuidados.

Pergunto aos defensores da campanha situacionista: O que está tão bom assim em Portalegre que justifique o jargão Portalegre cada vez melhor? Me digam um só serviço público que em Portalegre seja exemplar.

Caros leitores, amigos portalegrenses, NÃO ESTÁ BOM, NÃO QUERO QUE CONTINUE ASSIM, QUERO MUDANÇA.

#Eu Acredito# numa Portalegre melhor.

6 comentários:

  1. FAÇA DO SEU VOTO UMA ARMA. (Feito por Enock Paiva)

    A lei da Ficha limpa é uma vitória da democracia, é uma vitória do povo brasileiro, pois ela foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros. Através dela a justiça tenta impedir a elegibilidade de candidatos ficha suja que foram condenados por crimes eleitorais tais como fraudes, falsificações de documentos em licitações, improbidades administrativa. Na verdade o que a justiça tá querendo é moralizar um pouco mais esse país de corruptos, no entanto, a responsabilidade de impedir que esses maus políticos retornem ao poder é toda nossa, mesmo que a lei ainda abra algumas brechas, está na nossas mãos a missão de exterminar os mau-caráter não votando neles. Tá na hora de fazermos do voto uma arma visto que ele é uma importante ferramenta da democracia e o caminho mais reto e curto de moralizarmos e limparmos a política.
    A Lei da ficha limpa não precisava nem ser aprovada. O nosso voto tem o mesmo poder de fogo dessa Lei. Saber usar o voto como arma é o que vai fazer a diferença, barrando o candidato corrupto a tomar posse no cargo de prefeito.
    Muitos candidatos que firam pegos pela Lei da ficha limpa ratificaram seus nomes nas convenções e acreditando na impunabilidade buscam na justiça a segurança não só para a campanha, mas também para permanecer no cargo, caso seja eleito.
    Além disso, eles dão uma de espertinhos "como sempre", sabendo que a justiça eleitoral permite que seja mudado o nome do candidato até 48 horas antes da eleição, e caso ele seja impedido no apagar das luzes, o Tribunal Regional Eleitoral não terá tempo hábil para mudar a foto que aparece na urna e o eleitor mais uma vez foi enganado e não percebe. Essa é mais uma fraude eleitoral que induz o eleitor ao erro. Temos que ficar atento a tudo. Eu voto limpo, e vc? Faça do seu voto uma arma. Não vote em ficha suja. Um abraço....Assinado:ENOCK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário meu amigo Enock. Espero que realmente possamos fazer essa limpeza.
      Fique a vontade para comentar mais vezes.

      Excluir
  2. Olá Erasmo. Acredito que o desafio dos democratas seja justamente esse, de acabar com a polarização "Bicudo x Bacurau" que a situação quer impor e trazer para o debate político a atual prestação dos serviços básicos da nossa cidade previstos na própria CF de 1988, além de uma gama de fatores obscuros que aconteceram nos últimos anos. Acredito na mudança mas para que a mudança realmente ocorra é necessário que não caiamos na armadilha política dos que aí estão. Há muito tempo se associa o termo "Bacurau" ao mocinho da história e o termo "Bicudo" ao vilão, maquiavélico e malvado da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, agradeço o comentário. Peço gentilmente que assine em novos comentários.

      Excluir
  3. Olá meu avô nasceu em Portalegre-RN. O texto ora em destaque é o retrato de muitas cidades, inclusive em nossa pequena Icapuí-Ce. Acho que essa situação tem um propósito, perpetuar apenas duas forças políticas de uma cidade. Não conheço a situação aí, mas aqui é como se fossem duas torcidas, ninguém sabe ao certo o que os candidatos a administrar a cidade irão fazer. Isso é de propósito. Sem compromisso fica fácil sem cobrança. Mudar de lado, é como se estive comprando um jogador de futebol, seja por emprego ou outra proposta vantajosa, as políticas públicas são discutidas ou questionadas apenas por poucos como você. Abraço! Vereador do PCdoB de Icapuí-Ce. Marcos Nunes

    ResponderExcluir