quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por uma Portalegre para o povo e não para alguns

Amigos, a realidade de nossa cidade não é diferente de muitas outras. Grande parte de nossas cidades, nesse "Brasilsão", tem administrações que envergonham seu povo. Todavia, recentemente, tem emergido em todo o mundo, um desejo de mudança que tem encontrado força nos discursos dos jovens que lutam por um futuro melhor e mais justo para todos.

Mas o que acontece em Portalegre que motiva este que vos escreve na defesa de uma cidade diferente? Pois bem, nossa cidade vive o que costumo chamar de caos na administração pública. Os serviços essenciais para que se propicie dignidade para o povo de Portalegre não funcionam ou são executados de forma equivocada, direcionada e desalinhada com as reais necessidades dos portalegrenses.

Na educação não há qualquer planejamento ordenado com metas e objetivos que possam contribuir para um avanço gradual e ordenado na qualidade do ensino ofertado. É inconcebível que em 16 anos de administração não se tenha pensado na construção de um Projeto Político Pedagógico, passo primeiro para que a atuação da administração possa transformar a realidade dos jovens portalegrenses. Ao contrário a Secretaria Municipal de Educação funciona em estrutura ínfima, improvisada, com corpo técnico quase inexistente, com a política da "boa vontade", mas com poucas condições reais de fazer a diferença. Para completar são frenquentes as reclamações de descumprimento no pagamento do piso salarial nacional do magistério. Acredito que a desculpa da falta de recursos foi embora com o aumento dos salários propostos pelo Prefeito Municipal recentemente.

Assistência Social em nossa cidade deveria mudar de nome para assistencialismo politiqueiro. Muito embora tenhamos pessoas sérias e capacitadas na secretaria municipal, grande parte das ações ficam restritas ao talão de autorizações que fica no balcão do comércio do filho do prefeito. As "órdens de R$ 5,00, R$ 10,00"(quem sabe não mostro algumas para quem duvidar), um botijão de gás e outras são a demonstração clara da politicalha que se faz com o dinheiro de todo o povo, hoje dividido em processo eleitoral. Deveriam ser os assistentes sociais as pessoas responsáveis pelo credenciamento e acompanhamento das famílias que necessitam, realmente, do amparo do poder público, ao contrário as verdadeiras ações de assistência tem sido usadas para fins outros, com evidentes interesses eleitorais.

Na infraestrutura urbana mais um evidente exemplo de descontrole e de falta de planejamento. Ainda não temos um código de obras, um plano diretor que já é obrigatório para cidades com especial interesse turístico. Não há planejamento que diga o que será feito, como será  e quando. Nas obras de calçamento, por exemplo, encosta-se material em uma rua em uma semana, em outra desloca-se para outra via e por ai vai. Falta planejamento ou se procura calçar as ruas dos aliados primeiro?

A parte administrativa propriamente dita mais parece a ditadura da caneta. Secretários municipais não ordenam despesas, não tem orçamento, no muito... ganham uma pequena sala para fingir(ou tentar) fazer o trabalho para o qual fora "indicado". Os procedimentos licitatórios repletos de erros e, muitas vezes, executados por pessoas estranhas a comissão de licitação. Em alguns processos judiciais já citados por esse blogue fizemos diversas referencias a existência de pessoas não identificadas que se fazem passar por membros da CPL de Portalegre.

E os concursos públicos? Boa e bela coincidência que, praticamente toda, senão toda(100%) a família do atual prefeito hoje integra o quadro permanente da prefeitura de Portalegre. Todos aprovados em concurso, quase que ao mesmo tempo, o que desafia as leis da probabilidade, estatística, física, química, biologia... menos as do Direito porque os mecanismos de fiscalização e controle ainda são vergonhosos em nosso país.

Já a saúde que o atual prefeito disse que vai bem... bem mal eu diria. Há 16 anos uma pessoa tem total controle da saúde em Portalegre. Seu irmão, depois seu sobrinho administram com total liberdade concedida pelo prefeito municipal a desordem que se tornou a saúde em nossa cidade. Falta tudo, médicos nos fins de semana e a noite, remédios no centro de distribuição, salários justos para os funcionários, atendimento digno para a população. Ainda é comum vermos as filas de madrugada para se conseguir ficha para médico, dentista. Mas o pior não é a falta de tudo, o pior é ver como os administradores encaram tudo como um favor prestado e não como uma obrigação. Tudo que ali existe, até os funcionários, são pagos com dinheiro do povo. No serviço público não existe (não deveria existir) favor, mas sim obrigação, inclusive legal. Não existe "jeitinho, favorzinho, conversinha, receitinha autorizada" existe o dever de fazer com que tudo funcione perfeitamente de forma a garantir justiça e qualidade de vida para todos.

E o turismo, o mirante, a bica?  Não há como conceber que alguém em sã consciência ache que esses espaços tem possibilitado uma vida melhor para o povo de Portalegre. Em outra via tem se apresentado como espaços "restritos" não para o acesso, mas para o consumo do nosso povo. Evidente que empregos são gerados, oportunidades são criadas, mas tudo isso limitado pela barreira, inclusive cognitiva daqueles que integram a administração municipal. É preciso que se criem espaços de lazer e de incentivo ao comércio local. Pequenas barracas em praças, reestruturação do mercado municipal, feiras de artesanato... é preciso administrar pensando "pra frente" e não limitado pela preguiça e incompetência.

Chega de favores, chega de pedir ao prefeito em vez de exigir, chega de reclamar que a coisa tá ruim. "Tome uma atitude", seja Homem, Mulher, tenha dignidade, seja Gente, Povo Pensante e não massa de manobra. Queira, pense, faça, MUDE... AJUDE A CONSTRUIR A PORTALEGRE QUE SONHAMOS, VOTE EM JOSÉ AUGUSTO... MUDE.

Até quando?

"Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!"
[...]
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
(Gabriel, O pensador)

2 comentários:

  1. Verdade Erasmo! Ótimas palavras e que me perdoe as outras publicações do seu blog mas essa foi a que mais gostei. A letra da música "Até quando?" de Gabriel - O pensador retrata bem o atual momento da nossa cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir