terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Comentário feito em 07 de Julho de 2008 no Jornal de Portalegre

Nos arquivos do Jornal de Portalegre disponibilizados pelo amigo Edielson Soares encontrei o comentário que fiz na postagem da Edilene Jales intitulada Reflexões sobre as eleições municipais de Portalegre.

Infelizmente não encontramos o post original da Edilene, contudo disponibilizo aqui o comentário que realizei. A opinião foi formulada à época, algumas de minhas ideias mudaram (naturalmente), mas no que se refere a escolha do nome para integrar a chapa de Euclides Pereira para as eleições de 2008 a análise que fiz ainda é tempestiva.

Eis o comentário:

Desculpe-me pela franqueza, mas a postagem não passa de um pequeno texto vazio que em nada contribui para análise do assunto em questão. Não acredito que seja preconceito, machismo, ou qualquer outra coisa afim, o cerne da discussão sobre a escolha da candidata a vice-prefeita de Portalegre.
Entendo que o debate que for travado nesse nível é reducionista e atrasado. Acredito que a questão central dessa discussão toda é a pouca importancia que tem a opinião da população numa escolha como essa. Me perdoe a expressão, mas se Neto tivesse indicado um jumento os portalegrenses teriam de adaptar a prefeitura para receber o animal como vice-prefeito.
É nessas horas que notamos como somos pequenos nesse processo todo e como ficamos escanteados de todas as decisões. A politica em Portalegre, como em grande parte do nosso país, principalmente nas cidades do interior, envergonha e entristesse aqueles que acreditam ser o ato de fazer política ou a própria política um instrumento de transformação social.
Vamos abandonar a hipocrisia e analisar calmamente as posturas dos grupos políticos de Portalegre: cada um quando ocupou a prefeitura empregou quase todos os familiares, independente de preparados ou não, todos ocuparam as secretarias, coordenações, e demais cargos.
Brigas e mais brigas na cidade, apostas, irmãos sem se falar, porque? Pela paixão de ser verde ou vermelho (bacurau ou bicudo) enquanto isso os "grandes" só acumulando e cada um a seu modo humilhando os adversários.
Por fim, para não encerrar a discussão, acredito que chegará o dia em que a voz do "povo consciente" será ouvida, em que não seja necessário assumir a postura de "adulador de primeira linha" para "se dar bem, ou arrumar um emprego na prefeitura", em que cada um possa expressar suas idéias sem que sofra sanções. Acredito contudo que essa mudança só será alcançada se surgir do povo, temos que ter em mente que não adianta brigar tanto pelas intrigas políticas existentes (aliás o povo vai participar desse pleito até sem jeito porque votava pela "paixão" nem observava proposta nem nada).
Mais uma vez desculpem-me pela franqueza, mas só não vê quem não quer.

4 comentários:

  1. Infelizmente esse quadro não é só visto em Portoalegre, mas sim em todo os municípios de médio e grande porte. As nossas prefeituras a muito tempo estão entregues a poucos que olham para os interesses políticos não se importando para os administrados.

    ResponderExcluir
  2. ISSO MOSTRA Q VC É UM CARA COERENTE NOS SEUS PENSAMENTOS AMIGO.... VLW MESMO...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por isso peço desculpa por vir ocupar este espaço que é seu para, juntos, divulgarmos os IX JOGOS FLORAIS DE AVIS, cujo regulamento já se encontra disponível em www.aca.com.sapo.pt
    Obrigado.
    Fernando Máximo/Avis

    ResponderExcluir