quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dos erros do Português ruim ao mundo da lua...

Não que eu escreva tão bem assim, mas é que as vezes a paciência da gente não suporta tanta bobagem, ainda por cima mal escrita. Lembro de João Palhano (meu professor de leitura e produção de texto) falando sobre Mainardi. De acordo com ele o colunista da Veja escreve besteira, contudo o modo como escreve é encantador.

Por aqui erros de um português ruim e textos tão "aluados" quanto os shows "pirotescos" que acontecem pela serrinha. O cardápio "contempla" "parábolas" incompreensíveis, além de argumentos pífios, desconexos e esdrúxulos. 

Há quem ache que há determinados blogues incumbidos da tarefa de falar mal de políticos portalegrenses. Eu, particularmente, não discordo; basta ver o quanto falam do vereador José Augusto. A situação é tão cômica que o blogue Ocomerdiante (link ao lado) chegou a noticiar que o vereador "Zeca Augusto" teria sido encontrado na casa do Osama e que o vereador "Nito" seria o responsável pelo início da luta anti-terrorista nesse mundão de meu Deus.

Interessante não divulgarem que recursos conseguidos através do esforço do vereador democrata chegaram a Portalegre. Alardeiam quando não chega e quando chega é um silêncio só.

Interessante² não divulgarem as ações desenvolvidas pela vice-prefeita de Portalegre. Certamente a filha do então vereador e pretenso candidato a prefeito tem desenvolvido um excelente trabalho por aqui. Também tem participado de diversas reuniões para angariar recursos para Portalegre.

Por que não divulgar que por ser jovem e mulher a vice-prefeita de Portalegre tem desenvolvido um trabalho importantíssimo de conscientização com a nossa juventude? Preocupada com a falta de ocupação da juventude portalegrense a vice, certamente, tem promovido diversas palestras para esse público.

Por que não se divulga que enquanto a governadora sugere a instalação de uma indústria que geraria quase 100 empregos para Portalegre o prefeito por sua vez pede a saída do "delegado" que não é subserviente?

Por que não iniciarmos uma campanha para redução das despesas com o festival gastronômico? R$ 270.000,00  em três-quatro dias me parece absurdo. Estamos falando de uma cidade que não tem condições de garantir sequer o transporte para os estudantes que vão para Pau dos Ferros. Talvez esses 120 mil que o Henrique Alves está destinando para o festival fossem mais úteis se utilizados na compra do veículo para transporte desses estudantes.

É muita hipocrisia para pouca massa cinzenta. Prefiro o comentário do amigo Klenylson Fernandes que recebi agora pouco por email e faço questão de reproduzir:

É altamente interessante ver o caro blogueiro falar de mídia tendenciosa! Lendo todos os blogs, vejo que cada um defende sua posição política, inclusive o seu. Acho que sinceramente devemos rever nossos atos e posicionamentos, ver se estamos fazendo a mesma coisa  que criticamos, ou se apenas falamos e não fazemos o errado também. Falar de política antecipada talvez seja um erro, já que ela, a boa política, deve fazer parte do nosso dia a dia, sem criar causos e confusões; tudo pensando em um futuro melhor para nossa cidade e para os seus habitantes. Dizer que os outros blogs estão armados para defender o candidato do democratas seria um exagero, pois ao lermos, percebemos que apenas divulgam as ações desenvolvidas pelo "tal"; coisa também feita por você quando divulga as do candidato do PP, neto da Emater, e você mesmo não chama de candidatura antecipada para Neto, não é mesmo???

O caso é que a máquina pública como um todo, seja na esfera federal, estadual, ou até mesmo na municipal, não andam bem e quem disser que não precisamos estar antenados no mundo da política e defender uma posição, desde que seja a que achamos melhor, já que vivemos em uma democracia e não em uma ditadura ou curral eleitoral; sinceramente essas pessoas não tem espírito de liberdade. O que há de novo em Portalegre e talvez as pessoas não estejam acostumadas a conviver com isso, é a mídia, mostrando quem realmente trabalha e quem apenas engana.

A cidade de Portalegre vem demostrando que está se libertando da herança maldita da politicagem barata, onde se trocava um voto por um botijão de gás, uma feirinha no final do mês, uma conta de luz paga aleatoriamente, ou até mesmo uma rapadura ou polpa de frutas, muitas vezes pagas com dinheiro público e usadas para promoção pessoal, como vemos acontecer aqui na cidade. 

O que o povo quer são obras de caráter coletivo, seja ela uma festa, desde que seja desfrutada por todos e sem nenhum desvio das verbas, uma praça reformada, uma quadra construída, investimentos na cultura, na saúde, educação, etc. Isto sim é melhorar a vida das pessoas. Dar um basta na política assistencialista é preciso, e isso já vem sendo feito em algumas cidades da região, e o povo de Portalegre está enxergando que esse é o melhor caminho para ter dias melhores com seus filhos na escola, com uma merenda de qualidade e professores capacitados; ter o atendimento na saúde de forma prática e eficiente, com médicos de plantão 24 horas por dia; ter bons serviços na área da assistência social, na agricultura com uma política voltada para o desenvolvimento da zona rural e sem tirar o verdadeiro mérito do homem rural para colocar em políticos; no turismo com uma valorização e dedicação a este meio tão lucrativo para essa cidade; e enfim uma reforma política que vise a população como mestra em todo esse processo, afinal, ninguém é prefeito, e sim está sendo prefeito temporariamente, pois aquela cadeira que as pessoas ocupam "temporariamente", não tem e nunca terá um dono específico, ela é de todos, e só entrará lá e sentará nela quem o povo quiser, e só ele, o povo pra julgar quem será melhor para ocupá-la em 2012 e não a mídia, ela só faz mostrar a dura e triste realidade em que nosso mundo anda.

Um comentário: