Publico com o maior prazer texto que me foi enviado pelo professor Sales Andrade, diante desse triste acontecimento fiquei sem ânimo para postar algo por aqui, estou profundamente triste e abalado com tudo.
"Caminhando
e Cantando e seguindo a Canção ...”
Carlos
Magno Viana Fonseca,
Mestre
no conhecimento,
sábio nas palavras, diligente no trabalho, firme nas
resoluções; uma pessoa capaz de considerar as grandes piedades de
correntes e de fraternidade; as causas grandes, justas e santas, o
alto interesse pela vida, com a vida e para a vida. Um poeta, um
místico, um sonhador. Uma inteligência invejável, um comportamento
humano inquieto; notável pelo tom da expressão.
Carlos Magno foi uma criança feliz cheia de iniciativas, de descobertas, de misticismo, um adolescente sonhador, sempre buscando aprender mais e mais, que nunca se conteve na busca pelo aprendizado. Tornou-se um jovem inquieto buscando a cada dia, a cada instante, a cada segundo, descobrir nas letras, um sentido para tudo. Feliz com a vida, tornou-se Professor graduado, Pós graduado, Mestre e por fim seria também Doutor (pois segunda-feira, 28/11/2011, defenderia a tese da qual temos certeza de sua aprovação), um grau acadêmico que poucos chegam atingir hoje.
Carlinhos, como chamávamos, era uma referência neste município e mais recentemente na região do Alto Oeste, pelo seu grande envolvimento com as escolas de Pau dos Ferros e, sobretudo com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nós que fazemos a Educação do município de Portalegre nos orgulhamos quando dizemos que Carlos Magno foi Aluno, por vez Professor e Diretor das nossas escolas. Sua morte encerra um capitulo de uma história de um menino que viveu tão poucos anos, mas que aprendeu, ensinou e deixou um legado de luta, resistência, sabedoria e uma mensagem para todos. Seu entusiasmo se tornou tão manifesto ao ponto de contagiar seus alunos, seus amigos e familiares, pois quando se comentava de pessoas inteligentes nesta cidade um nome vinha logo: Carlinhos de Joãozinho Goiana, como era carinhosamente chamado por todos nós.
O seu gosto pela Literatura, pela Língua Portuguesa, fez de Carlinhos uma pessoa totalmente configurada nos livros, nos autores. Nos personagens, ele vivia o que lia, trabalhava no sentido de descobrir em tudo um sentido, uma explicação, uma resposta, gostava daquilo que era difícil, para ele o sentido de tudo era descobrir o novo, buscar verdades, soluções. Na linha da pesquisa ele foi um fenômeno, traçava suas metas, seus objetivos, suas conquistas; sempre quis mais, sempre buscou, sempre estudou, sempre aprendeu.
Carlinhos, você se foi mais fica como sendo um referencial na educação de Portalegre. Muito obrigado pelo exemplo e testemunho de vida deixado.
Que
Deus o único e
grande
Mestre, acolha a tua alma e te recompense pelo bem que semeou entre
nós.
Portalegre/RN, 23 de novembro de 2011.
Secretaria
Municipal de Educação e Desportos e todos os que fazem a
Educação
do Município de Portalegre.
Autor: Professor Raimundo Nonato Viana de Oliveira
Revisor:
Professor
Francisco de Sales Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário