quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Esclarecimento

Recebi ontem, por email, nota de esclarecimento enviada pelo grande amigo e secretário de educação de Portalegre, Sales Andrade. Segue abaixo a nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO EM RESPOSTA À NOTA DIVULGADA SEXTA-FEIRA PASSADA (DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2011), ATRAVÉS DA RÁDIO FM 104,9PORTALEGRE/RN, NO PROGRAMA: 104 COMUNIDADE COM EDIELSON SOARES

Caros ouvintes e/ou leitores, a Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, através de sua Equipe Gestora (a Profª Maria Ecilene Barbosa e a Profª Edneide Rêgo Paiva Cavalcante); a Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Portalegre/RN, através do seu gestor (o Profº Francisco de Sales Andrade), vêm a público para esclarecer que a Escola Filomena Sampaio de Souza: 1º - Ainda não é tratada por nós como “modelo” ou “mãe”; 2º - Não funcionou no dia 08 de dezembro (dia da Nossa Excelsa Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição e dia do aniversário da nossa Portalegre que completou 250 anos de história de sua fundação, oficializado como feriado através de Decreto Municipal), nem muito menos foi aplicado ou desmarcado prova (pois para desmarcar primeiro precisaria marcar e isso não aconteceu) como foi afirmado na NOTA ANÔNIMA divulgada sexta-feira (dia 09/12/2011) no Programa do Sr. Edielson – na Rádio FM 104,9 de Portalegre/RN/BR.
Acreditamos que houve a atuação doTelefone sem fio” – antiga e conhecida dinâmica pedagógica que ilustra muito bem a deturpação da comunicação, ao ponto de distorcer completamente uma mensagem inicial que transmitida imediatamente por ele, sem tempo para uma reflexão individual antes que a mensagem chegue ao receptor final.
Quanto ao comportamento desse, daquele ou de cada professor, orientamos que trate a todos como gostaria que fosse tratado. Mas sabemos que nas instituições (principalmente as públicas) ou categorias profissionais, na nossa sociedade e até na nossa família, existem problemas e as orientações não são cumpridas integralmente como muitas vezes gostaríamos que fossem.
Por fim, sugerimos a todos, inclusive aos que fazem a Rádio FM 104,9de Portalegre/RN/BR, que antes de fazer uma reclamação ou divulgar qualquer notícia, verificar a veracidade dos fatos (se for relacionada a uma Escola, procure primeiro a Direção da Escola e depois, se necessário for, procure ou outros níveis administrativos com os quais o fato se relaciona). Sugerimos até, que se possível, reflita sobre o uso dasTrês Peneiras, ou Três Crivos, de Sócrates(texto que pode ser encontrado facilmente na internet). O que abaixo reproduzimos foi tirado do site http://www.manuelafischer.com.br/2010/03/as-tres-peneiras-socrates.html
Portalegre/RN/BR, 13 de dezembro de 2011.
Profª Maria Ecilene Barbosa – Gestora da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza
Profº Francisco de Sales Andrade – Secretário Municipal de Educação e Desportos






As três peneiras - (Sócrates)

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Sócrates, preciso contar-lhe sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
-  Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
-  Que peneiras?
- A primeira,  é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram também a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates conclui:
- Se passar pelas peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.
Devemos ser a estação de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras por que:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário