sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Última postagem do ano

Não, a última postagem desse ano não é para desejar feliz ano novo. Isso eu vou fazendo aos poucos pelo telefone, msn, twitter dos amigos mais próximos.

O ano na serrinha, como costuma chamar meu amigo Cirios Vanucci, foi bastante movimentado. No campo da política nem se fala. Ânimos exaltados, intrigas, picuinhas, como se fora de fato um ano eleitoral.

Noticiei aqui da possibilidade de Neto da Emater não concorrer ao pleito vindouro em função dos processos que responde na justiça. Noticiei também que um deles fora julgado improcedente, o que não quer dizer que os outros assim o serão em função dos fortes indícios de irregularidades cometidas (leia-se fraudes em processos licitatórios) conforme assinalam as decisões interlocutórias proferidas pelo magistrado local.

Retiro o que disse quanto a possibilidade de Neto ser candidato. Acredito que a justiça não será empecilho à sua candidatura. Não por ele ser culpado ou inocente, mas porque a morosidade do judiciário brasileiro permite que as dúvidas permaneçam.

O fato é que ainda não foram criados mecanismos suficientes para coibir o uso da máquina pública em benefício pessoal e, até chegarmos lá, temos muito "chão" pela frente. Muitas vezes o gestor confunde o patrimônio particular com o público de modo que, em momentos, não se sabe definir o que é do povo e o que é de uma só pessoa.

Mudando de assunto, é enorme e crescente o número de blogueiros na região. Tem blogue (leia-se rnpoliticaemdia2012.blogspot.com) que parece mais uma página de propaganda dos "políticos" da região, todos desejando feliz natal e ano novo. Outros também caem no descrédito pela postura, sempre intransigente e inconsequente. O que me parece claro é que tem gente que usa essas ferramentas como modo, até mesquinho, de ganhar dinheiro; o que reprovamos veementemente.

Acompanhei, durante o ano, as atividades da câmara de vereadores de minha cidade. Infelizmente não pude estar presente nas últimas reuniões, mas uma discussão entre os prefeitáveis (que soube pelos amigos presentes) me chamou atenção. Não que não tenha sido retratada em outros espaços, mas é que passagens da "conversa", por interesses outros não foram divulgados.

Não vou me reproduzir todo o diálogo, tendo em vista (repito) que parte dele já fora divulgado. Mas, em certo momento, José Augusto "vira" para Neto e afirma em alto e bom som que já fora procurado por ele em mais de uma oportunidade para fazer alianças políticas contra o prefeito Euclides.

Ora, o fato não é novidade para ninguém. No primeiro mandato de Euclides, Neto tinha "carta branca" (entenda-se como quiser). Já quando Neto esteve pela prefeitura Euclides "tinha pouco prestígio", Neto tentou até o último momento ser candidato a reeleição. Só não foi, dando a "rasteira" desejada no "velho" porque não encontrou apoio na oposição.

Não se sabe ao certo como seria a relação dos dois (leia-se Neto e Euclides) caso o primeiro fosse eleito novamente prefeito. Suspeito que Neto não cometeria o mesmo erro. Ao contrário "cortaria as pernas" (políticas, claro) de Euclides para consolidar seu nome como a grande liderança situacionista, vaga ocupada a 15 anos pelo prefeito Euclides. Ele que no fundo teme ver Neto na prefeitura e, por teimosia, mesmo contra a vontade de familiares resiste em apoiar José Augusto.

Até lá muita coisa vai acontecer. O PMDB a nível estadual está consolidando uma grande aliança com o DEM o que pode se refletir em Portalegre com a candidatura única de José Augusto. Mas isso, só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário