domingo, 19 de fevereiro de 2012

Rapidinhas do "feriadão"

Caros amigos, para fugir da agitação comum nesse período de carnaval, resolvi deixar Portalegre, estou em Itaú na casa de minha noiva. Antes da quarta-feira de cinzas estarei de volta.

Na minha querida serra fui por diversas vezes indagado sobre a situação do ex-prefeito Neto da Emater em função da aprovação Lei da Ficha Limpa. Meus caros, meu posicionamento no pleito vindouro não me cega a ponto de acreditar que Neto não será candidato.

Muito embora ele responda a diversos processos de improbidade administrativa, em nenhum deles o prefeito fora condenado até então. Não estou dizendo que não será, mas a morosidade da justiça brasileira nos deixa impotentes diante da constatação da impunidade.

Para não ser candidato Neto, grosso modo, teria que ser condenado em Portalegre e ainda em Natal no Tribunal de Justiça (órgão colegiado). Diante disso afirmo que as chances de candidatura de Neto giram em torno de 70% e tendem a aumentar com o tempo caso a justiça não acelere a apreciação dos possíveis crimes cometidos pelo ex-prefeito.

Agora mesmo podendo ser candidato sou sincero ao afirmar que, dificilmente, ele será o próximo prefeito de Portalegre. Um grande amigo me disse, e eu concordo, que o povo tem memória curta, porque Neto saiu a prefeitura com baixíssima aprovação popular. Setores como saúde e educação nunca funcionaram de forma eficiente. As comunidade rurais sofreram com o abandono e até se espantaram com a sua postura na prefeitura, bem diferente da adotada quando vereador.

Pesa ainda contra Neto o fato de sua filha, vice-prefeita de Portalegre quase não aparecer na cidade. Já conversei pessoalmente com ele sobre isso; ele acha que não há problemas. Ora, numa cidade onde os salários do funcionalismo começam a atrasar, seria justo pagar um razoável salário para uma pessoa que sequer "dá as caras" na serrinha? Com a palavra os funcionários que estão recebendo o pagamento parcelado.

"Mudando" de assunto, há boatos que pessoas muito próximas do prefeito Euclides não votariam em Neto nem "amarrados pelos ovos", como diria o matuto. Estariam incluídos ai alguns de seus filhos e até sua esposa. Nada confirmado! Fica aberto o espaço caso alguém queira esclarecer o assunto.

O motivo para tal rejeição foram as tentativas de Neto de dar um verdadeiro "pé na bunda" do atual prefeito. Neto procurou mais de uma vez José Augusto, presidente do Democratas em Portalegre propondo uma união contra Euclides. 

Brincadeiras a parte, tão logo encontre Neto vou pedir umas rapaduras daquelas que ele anda distribuindo na sede da APRUP. Fiquei sabendo que a Associação comandada por ele tem distribuído polpas e outros derivados de frutas para a população. Provei da rapadura de cajú e a "danada" é boa mesmo.

Soube que o prefeito, em sua mensagem na câmara de vereadores afirmou que só Deus sabe se o salário do funcionalismo será pago em dia durante o ano de 2012. Bela notícia para quem vai trabalhar o ano todo com medo de não receber o salário. Se a vice-prefeita, que não trabalha mesmo, renunciasse sobraria uns R$ 3.000,00 para ajudar a manter os salários em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário