sexta-feira, 19 de outubro de 2012

WI-FI e WDS

São inúmeras as matérias que abordam o tema da comunicação de dados sem fios. As redes wireless possibilitaram o acesso a internet às localidades mais distantes, com um custo relativamente baixo. Em Portalegre, por exemplo, até hoje, 99% dos serviços de internet são fornecidos por redes sem fio: Brisanet ou MegaNET.

Bom esclarecer que há muito a tecnologia das redes sem fio deixou de ser restrita apenas as grandes corporações. Hoje são muitos os clientes residenciais que se utilizam de roteadores wireless básicos que podem custar algo em torno de 70-80 reais.

Certo, mas o que isso tem a ver com WDS? Pois bem, em uma linguagem popular, podemos afirmar que com o WDS é possível interligar dois roteadores sem fio, de forma que o segundo funcione como uma espécie de ponte do primeiro. Mas qual seria a utilidade disso? A expansão (aumento) do sinal de sua rede sem fio.

Antes do WDS para que se pudesse expandir a rede de forma parecida eram necessários três equipamentos, quais sejam: Um ap1 que estaria recebendo o sinal de internet do provedor, o ap2 que funcionaria como cliente ISP recebendo o sinal do ap1 pela rede sem fio e distribuindo pelas portas LAN e o ap3 que receberia o sinal cabeado do ap2 em suas portas WAN ou LAN e faria uma nova distribuição sem fio.

Surge a pergunta: Por que se precisa disso? Ora, são muitos os casos em que os usuários reclamam que em determinadas partes da casa o sinal da rede sem fio fica muito fraco; isso se deve principalmente a fatores como distância e obstáculos entre o ap que está distribuindo o sinal e o cliente (computador do usuário) que está recebendo.

O WDS permite que se descarte o ap3 porque com essa tecnologia poderemos configurar o ap2 para, AO MESMO TEMPO, receber e distribuir novamente o sinal de internet pela rede sem fio. Logo o ap2 poderia ser colocado do outro extremo da casa e, simplesmente, ligado em uma fonte de energia. Ele recebe o sinal do ap1 e redistribui, tudo isso sem o uso de cabos. (confira na imagem abaixo):

Com relação ao custo de equipamentos que possuem essa tecnologia, por incrível que pareça, é muito baixo. Grande parte dos roteadores residenciais já tem a função. Os da marca TP-LINK custam muito pouco e funcionam muito bem.

Agora se está pensando em montar uma rede dessas, procure um profissional capacitado, caso contrário você poderá enfrentar diversos problemas, como conflitos de ip, dns, quedas de conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário