sábado, 26 de maio de 2018

Que triste situação a do Brasil

Sinceramente, nem nas minhas piores previsões, imaginei que a saída do PT do governo brasileiro trouxesse mudanças tão rápidas. Que a coisa ficaria preta para a classe trabalhadora, já era esperado, não pensei mesmo foi na pressa golpista em implementar uma agenda completamente comprometida com o capital financeiro.

O que falar desse caos nessa última semana? Seria ingênuo pensar que essa mobilização dos caminhoneiros não tem por trás todo o suporte dos grandes empresários de transporte de cargas. Pois é, ainda que não reconheçam, parte do empresariado, que financiou o golpe contra Dilma, agora está colhendo o fruto do desastre administrativo e político liderado pelo MDB de Michel Temer.

O novo governo instaurado não corrigiu os grandes erros do PT, sobretudo no diálogo fisiológico com o congresso, ao contrário, intensificou o balcão de negócios em que se transformou a relação entre os poderes da República. O que é mais grave e perigoso é que o Judiciário, até agora, não deu nenhuma demonstração de que não participa de tudo isso. Basta ver o modo como lidaram com a situação do Aécio e de outros tucanos.

Na polêmica dos combustíveis é evidente que a classe média (ela mesma), a grande paladina da moral, aquela que bateu panela e agora tá caladinha, a que acha que já já fará parte da classe A, não suportará por muito tempo essa política de preços da Petrobras. Ainda assim, nenhuma panela tá batendo.

Há ainda um outro problema, principalmente para o nosso bolso. Os cartéis dos donos de postos de gasolina. Há muito eles tem mantido o preço dos combustíveis bem acima do razoável no RN. Ainda que se fale no ICMS, há de ser considerado que quase todo o nosso combustível vem de Guamaré, o que nos leva a crer que os custos tendem a ser menores.

E o oportunismo é claro... nessa última semana, em que o preço da gasolina nas refinarias caiu cerca de R$ 0,08, o preço nas bombas subiu em torno de R$ 0,40. E não eram reajustes reprimidos não, já que na semana anterior aumentaram o preço duas vezes. O que dizer disso? São abutres, aproveitadores, gananciosos, todos na espreita, aproveitando a oportunidade para lucrar mais uma vez nas nossas costas.

Onde vamos parar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário