segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Previdência própria?

Nos últimos dias o executivo portalegrense tem debatido a possibilidade de criação de um Regime Próprio de Previdência. Evidente que parte considerável dos servidores públicos do município está apreensiva. 

Bem verdade que o Ministro da Previdência tem recomendado reiteradas vezes que os municípios devem se organizar para ter previdência própria. Contudo esse debate envolve diversas outras questões.

Ontem a Tribuna do Norte publicou matéria sobre auditoria realizada na NatalPrev (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município) em que constata um "rombo" de 32 milhões de reais. Este exemplo nos faz refletir sobre a capacidade de gestão dos recursos e sobre a viabilidade de se constituir esse regime próprio em municípios de menor porte.

Em anos anteriores as experiências com os RPPS não tem sido tão vantajosas como se especula. Na prática a situação deficitária dos municípios, resultante da gestão do RPPS estaria comprometendo o investimento em áreas vitais como saúde e educação. Ora com o aumento da espectativa de vida dos brasileiros há uma tendência natural de se elevar consideravelmente o número de servidores inativos, em contrapartida o número de ativos, em tese, seria constante. Com isso a possibilidade, já a curto prazo, dos RPPS se mostrarem inviáveis é grande, principalmente nos municípios com menor capacidade de arrecadação.

Para se ter ideia em 2000 existiam 3191 municípios brasileiros com RPPS, em 2004 esse número havia caído para 2149, justamente por grande parte dos Regimes Próprios se mostraram inviáves em poucos anos. Certamente os dados de hoje podem apontar diferenças, mas o exemplo no que diz respeito a viabilidade ou não ainda é válido.


Pôde-se constatar que os RPPS municipais estudados apresentam – ou apresentarão no longo prazo – situações de desequilíbrio financeiro e atuarial, fato que indica um comprometimento do nível de sustentabilidade desses regimes e que aponta para problemas futuros, não só para os segurados, mas também para o equilíbrio fiscal dos municípios.
Não obstante os RPPS dos municípios de maior porte apresentarem desequilíbrio mais acentuado atualmente, aqueles localizados nos municípios menores são os que tendem a enfrentar situações mais graves no futuro, haja vista o aumento gradativo das despesas previdenciárias ao logo dos próximos anos. Caso não sejam tomadas medidas capazes de anular ou de pelo menos reduzir os déficits projetados, tais como a regularização das contribuições patronais e o repasse dos valores arrecadados dos segurados para os fundos previdenciários, prevê-se uma situação futura insustentável.
Apesar da compensação financeira entre regimes de previdência prevista na  Constituição, a extinção dos RPPS em desequilíbrio pode parecer uma solução  atraente. Tal medida, no entanto, não significaria redução das despesas previdenciárias
das prefeituras, posto que em caso de extinção do RPPS, os servidores municipaisefetivos estariam obrigatoriamente vinculados ao RGPS, passando o município a  contribuir mensalmente com 21% sobre a folha de pagamento de ativos. Além de ficar obrigado a efetuar descontos sobre a remuneração dos servidores, a título de contribuição dos segurados, devendo repassá-las à Previdência Social, sob pena de
incorrer no crime de apropriação indébita previdenciária. O cenário delineado leva a concluir que os RPPS pesquisados não são capazes de contribuir com o equilíbrio fiscal dos municípios que os abrigam, pelo contrário, constituem-se em sério entrave ao mesmo. Além disso, diante das incertezas quanto à sustentabilidade dos RPPS, também a estabilidade social resta comprometida no longo prazo, especialmente naqueles municípios de menor porte. 
Enfim, existem muitas divergências sobre o tema. A princípio, para o município parece ser vantajoso, mas nem sempre a longo prazo o regime se mostrará viável. Sugiro que os amigos travem o debate sobre o tema de forma serena, buscando outras fontes de pesquisa, conversando com especialistas no assunto, analisando a realidade dos municípios que optaram pelo RPPS para que ao final possam opinar de forma consciente nesse debate.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Será que é o fim do mundo?

Há quem esteja feliz com a eleição de Henrique Alves para a presidência da Câmara dos Deputados. Contudo, este que vos escreve não está entre os eufóricos. O deputado, recordista de mandatos, tem se destacado pelos conchavos políticos e não por ações que beneficiem o RN.

Assisti atento a votação que escolheu o potiguar, na torcida para que um parlamentar menos intransigente fosse o vencedor. Bem verdade que as denúncias envolvendo a liberação de emendas parlamentares para empresas pertencentes a seu assessor, teoricamente, já deveria ter excluido Alves da disputa.

Em outra linha o parlamento brasileiro resolveu bater de frente com a sociedade. Tive certeza disso quando da eleição de Renan Calheiros (PMDB) para a presidência do Senado Federal. Parece que nossos representantes, que nunca tiveram fama de bons moços, estão dando claras demonstrações de que seus posicionamentos não dependem dos anseios daqueles que os elegeram.

Não sei o porquê de ainda me espantar com isso. Afinal de contas não é de hoje que os políticos brasileiros são destaque internacional por denúncias de corrupção. Esperar que a coisa mude de uma hora para outra me parece fantasioso.

Enquanto isso, e antes que o mundo acabe (rs)... paciência.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rapidinhas L

Já faz mais de 15 dias que não temos a menor disposição para escrever no Voz da Serra. As festividades do fim do ano passado e início desse nos tomaram muito tempo. Também o trabalho e as tarefas que dele decorrem. Além disso a preguiça também pode ser apontada como motivo para a falta de postagens por aqui.

Confesso que não sei ao certo o que anda acontecendo por Portalegre. Ouvi falar que o EX-prefeito deixou praticamente 1 milhão de reais em dívidas, inscritos em restos a pagar, de presente para o atual prefeito. Não confirmei a informação que me foi repassada por pessoa próxima do atual gestor. 

Outra novidade no cenário político portalegrense é a aproximação de Neto da Emater da Deputada Federal Fátima Bezerra. Esse fato sinaliza claramente um afastamento gradual das bases do EX-prefeito. Não tenho como reclamar da decisão de Neto afinal Fátima terá meu voto se candidata a deputada ou ao senado.

Voltando a questão da "grande herança" recebida pelo atual prefeito... me parece que ainda existem salários atrasados, entre eles os dos profissionais do magistério que tem seus  vencimentos vinculados ao FUNDEB e não deveriam estar passando por essa situação. Não posso atribuir a culpa do acontecido a Neto, mas como aliado do EX-prefeito, deveria ter trabalhado internamente para impedir que a situação chegasse a tal ponto.

Falando de coisa boa... hoje é o aniversário de, minha amiga, Gilma a quem desejo muita paz, felicidade e amor. Não poderia esquecer dela que tem sido, junto com seu esposo, grandes amigos e companheiros nas horas em que mais precisei.

Ontem estive em José da Penha comemorando o aniversário de 46 anos de meu sogro. Além da alegria com a festividade é sempre bom confraternizar com a igreja naquela cidade.

Ainda estou decidindo para onde irei em minhas férias que serão no mês de abril. Provavelmente uma certa cidade serrana será meu destino. Enquanto não decido devo passar o carnaval por lá pensando...hehehe.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Novas nomeações na Prefeitura de Portalegre

Foram publicadas hoje novas portarias da prefeitura de Portalegre nomeando diversas pessoas para ocupar os cargos de provimento em comissão no âmbito da administração local. Eis os nomeados:

  • Antonia Daurenir Barbosa Pinto - CHEFE DO SETOR TÉCNICO (CENTRO DE SAÚDE)
  • Márcio Adriano Fernandes Barreto - CHEFE DO DEPARTAMENTO DA FARMÁCIA BÁSICA
  • Sérgio Tony de Freitas Rego - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO
  • Francisco Ubiratam Pereira Holanda - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PÓLITICA DE CONTRATO, CONVENIOS E PARCEIRIAS
  • Francisco Antonio Nobre Cavalcante - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS SOCIAIS – PRO-JOVENS
  • Francisco Santos Chagas - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE OBRAS
  • Francisco Alcivan Paulino de Oliveira - CHEFE DO SETOR DE LIMPEZA PÚBLICA
  • Genildo de Freitas Pereira - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS E LIMPEZA PÚBLICA
  • Maria das Graças de Oliveira - DIRETOR ESCOLAR II na Escola Municipal de Ensino Infantil “Profa. Alaíde de Freitas Rêgo”
  • Iraci Raposo de Lucena - DIRETOR DO CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL - CMER
  • Rita de Cássia da Costa Paiva - DIRETOR ESCOLAR II na Escola Municipal “Elvira Gomes de Moura”
  • Raimundo Nonato Viana de Oliveira - DIRETOR ESCOLAR II na Escola Municipal “Manoel Joaquim de Sá”
  • Nadja Dias Paiva - DIRETOR ESCOLAR II na Escola Municipal “Alfredo Silvério”
  • Luiz Carlos Tertulino de Freitas - SECRETÁRIO DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Maria do Socorro Silva Costa - SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
  • Francisco de Sales Andrade - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
  • Eglimar Carlos Pereira - SECRETÁRIO DE CHEFE DE GABINETE

O prefeito também definiu sua comissão de licitação, composta pelos seguintes membros:
Sergio Tony de Freitas Rêgo – Matrícula 00414 – Presidente.
Eglimar Carlos Pereira – Matrícula 00319 – Membro.
Genildo de Freitas Pereira – Matrícula 00307 – Membro.

Como se vê, pelo menos em termos de cargos comissionados, continua tudo como dantes.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Primeiros secretários confirmados em Portalegre

Acabo de ver que o prefeito de Portalegre nomeou, oficialmente, dois de seus secretários municipais. Sem surpresas e dando a entender que tudo na prefeitura ficará "em casa", o prefeito reconduziou seu sobrinho Jerlan Gonçalves de Freitas (SAÚDE) e sua filha Laura Luana Brunet de Oliveira Freitas (PLANEJAMENTO, FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO).

Esperamos que dessa vez sua filha realmente resida em Portalegre, afinal o cargo de secretário municipal, diferente do de vice-prefeito exige que se cumpra expediente.

Tão logo sejam publicadas as demais nomeações, essas serão publicadas por aqui.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

E agora Portalegre?

Pelo que pude ver no discurso de posse do prefeito de Portalegre há uma clara disposição para a profissionalização (otimização) na gestão. Em especial nas equipes de projetos e captação de recursos. Se isso realmente acontecer o novo gestor estará dando um passo significativo para retirar Portalegre desse abismo de atraso em que se encontra nos últimos oito anos.

Bem verdade que a o "espólio" herdado do antigo gestor é desmotivante. As notícias que nos chegam dão conta que grande parte do funcionalismo estaria com salários atrasados. Em outra via a Prefeitura teria dívidas acumuladas com fornecedores. Não sei se a informação procede, mas do jeito que a coisa andava, não duvido.

Sei, até porque já ouvi do atual prefeito, que as ideias de Neto e Euclides, do ponto de vista da administração pública, nunca se bateram. Em verdade acredito que Neto levará, pelo menos, dois anos para corrigir os problemas admistrativos herdados. Na mesma frente nota-se claramente a necessidade de se construir uma nova estrutura administrativa para o município. Na postagem anterior em que listei as exonerações vê-se, claramente, que mais de uma pessoa ocupam praticamente o mesmo cargo, sem falar que na prática, grande parte não exercia de fato aquela função. Também nunca ouvi dizer que o chefe da segurança deva dar seu expediente de bermuda, sentado numa cadeira, na esquina do Almeidão.

De certo que, pelo perfil de Neto, as pessoas que ocuparão funções gratificadas e ou/cargos de gestão deverão, de fato, trabalhar. Nesse sentido estaremos vigilantes e tão logo sejam divulgadas as funções toda a população pode verificar se a pessoa está realmente desempenhando a função para a qual foi nomeada.

O que não se pode permitir, diante de tantos meios de controle que hoje existem, é que perdure o caos administrativo que de há muito fez morada em Portalegre. Insisto que toda a população tem papel fundamental nesse processo. Apesar de não ser, nem de longe, correligionário do atual prefeito, estou na torcida, sincera, para que ele faça uma boa gestão.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Exonerações na Prefeitura de Portalegre

Para cumprir a legislação o EX-prefeito de Portalegre exonerou os servidores que ocupavam cargos de provimento em comissão, os cargos comissionados como conhecemos. Nesse sentido para informar a população publicarei abaixo todos os que foram exonerados, importante até para sabermos quem eram os que ocupavam os cargos na prefeitura. Eis a lista (algumas novidades, pois não sabia de muita gente):

  1. Geovan Fernandes de Paiva - Secretário Chefe de Gabinete - PORTARIA Nº 234/2012
  2. Francisco Aureciano de Bessa - Chefe do Setor de Arquivo - PORTARIA Nº 235/2012
  3. Francisco Alcivan Paulino de Oliveira - Chefe do Setor de Limpeza Pública -  PORTARIA Nº 236/2012
  4. Francisco Gilmário Ferreira - Chefe do setor de vigilância - PORTARIA Nº 243/2012
  5. Francisco Santos Chagas - Chefe do Departamento de Obras - PORTARIA Nº 244/2012
  6. Genildo de Freitas Pereira - Chefe do Departamento de Serviços e Limpeza Pública -  PORTARIA Nº 245/2012
  7.  Antonia Daureni Barbosa - Diretora de Unidade de Saúde - PORTARIA Nº 247/2012
  8. Jerlan Gonçalves de Freitas - Secretário Municipal de Saúde - PORTARIA Nº 248/2012
  9. Márcio Adriano Fernandes Barreto - Chefe do Departamento de Programas de Saúde da Farmácia Básica -  PORTARIA Nº 249/2012
  10. Rita de Cássia Oliveira Costa - Chefe do Departamento Administrativo - PORTARIA Nº 250/2012
  11. Zuleide Maria Costa - Chefe do Departamento de Apoio ao Paciente -  PORTARIA Nº 251/2012
  12. Francisco Ubiratam Pereira Holanda - Chefe do Departamento de Política de Contratos, Convênios e Parcerias - PORTARIA Nº 252/2012
  13. Maria das Graças Freitas Souza - Chefe do Setor de Política de Contratos, Convênios e Parcerias - PORTARIA Nº 255/2012
  14. Márcio Pereira Silva - Chefe do Setor de Administração -  PORTARIA Nº 237/2012
  15. Maria do Socorro Silva Costa - Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos - PORTARIA Nº 238/2012
  16. Eglimar Carlos Pereira - Secretário Municipal do Planejamento, Finanças e Tributação -  PORTARIA Nº 239/2012
  17. SÉRGIO TONY DE FREITAS RÊGO - Chefe do Departamento de Finanças e Tributação - PORTARIA Nº 240/2012
  18. ANTONIO PEREIRA SOBRINHO - Chefe do Setor de Comunicação Social -  PORTARIA Nº 241/2012
  19. Francisco Wanderley Costa Paiva - Chefe do Setor de Adutoras da Zona Rural PORTARIA Nº 242/2012
  20.  Luiz Carlos Tertulino de Freitas - Secretário de Assistência Social - PORTARIA Nº 254/2012
  21.  Adriana Lucena Mendes - Chefe do Departamento Social/Bolsa Família -
  22. PORTARIA Nº 256/2012
  23. Márcio Marcolino Pinto - Secretário Municipal de Trânsito e Transporte Público - PORTARIA Nº 257/2012
  24. Maria Aucely Costa - Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente - PORTARIA Nº 257/2012
  25. Francisco de Sales Andrade Francisco de Sales Andrade - Secretário de Educação e Desportos - PORTARIA Nº 259/2012
  26. TARCÍSIO PEREIRA LUCENA - Chefe do Departamento Social/PETI -PORTARIA Nº 260/2012
  27.  Francisco Antonio Nobre Cavalcante - Chefe do Departamento Social/Pro-jovem - PORTARIA Nº 261/2012
  28.  Francisca Aldilene Alves - Coordenador Escolar II - PORTARIA Nº 262/2012
  29. Francisca Cedna de Souza - Coordenador Escolar II -  PORTARIA Nº 263/2012
  30. Humberto Fonseca Leite - Chefe do Setor de Desportos -  PORTARIA Nº 264/2012
  31.  Maria do Socorro Holanda Rêgo - Chefe do Setor de Coordenação Administrativa - PORTARIA Nº 265/2012 
  32. Iraci Raposo de Lucena - Diretora Escolar II -  PORTARIA Nº 266/2012
  33. MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA - Diretora Escolar II - PORTARIA Nº 267/2012
  34.  Maria Ecilene Barbosa - Diretora Escolar I - PORTARIA Nº 268/2012
  35. Maria Edneide Rêgo Paiva - Vice-Diretora Escolar I - PORTARIA N° 269/2012
  36. Nadja Dias Paiva - Diretora Escolar II - PORTARIA N° 270/2012
  37. Raimundo Nonato Viana de Oliveira - Diretor Escolar II - PORTARIA N° 271/2012
  38. Rita de Cássia da Costa Paiva - Diretor Escolar II - PORTARIA N° 272/2012
  39. José de Freitas Júnior - Chefe do Departamento de Contabilidade - PORTARIA 277/2012
  40.  Elizerina Alves de Lima Pereira - Chefe do Departamento de Recursos Humanos - PORTARIA 278/2012
  41. Marque Jean da Costa Freitas - Chefe do Departamento de Programas de Saúde do Idoso - PORTARIA 279/2012
  42. Kátia de Melo - Chefe do Departamento de Programas de Saúde da Mulher - PORTARIA 280/2012
  43. Maria de Jesus V. Galdino da Silva - Chefe do Departamento de Programas de Saúde da Criança - PORTARIA 282/2012
  44.  Maria Aurimar Fernandes Nobre - Chefe do Departamento de Coordenação Administrativa - PORTARIA 276/2012
  45. Aglagir de Freitas Pereira Carlos - Chefe do Departamento de Programas de Atenção Básica de Saúde - PORTARIA 283/2012
  46. Hermes Dias Sobrinho - Chefe do Departamento de Programas de Vigilância à Saúde - PORTARIA 284/2012
  47. Lindemberg Pereira Barros - Chefe do Departamento de Programas de Saúde Bucal - PORTARIA 285/2012  
Além dos listados haviam outros nomes que foram exonerados em portarias com mais de um servidor.