sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Já pensou em usar o Linux?

A primeira coisa quando pensamos quando compramos um computador que vem com sistema operacional Linux instalado é contactar logo um técnico para formatá-lo e instalar o maravilhoso "piratesco" Microsoft Windows. O que poucos sabem é que existem diversos Sistemas Operacionais (distribuições) baseados em Linux e que, grande parte deles, é bem melhor do que qualquer das versões da microsoft.

Grande parte dessa má impressão que se tem do Linux se deve ao fato de que as versões que, normalmente, vem instaladas de fábrica são remendos e adaptações feitas pelos fabricantes. No geral são versões engessadas e difíceis de usar. Por falar nisso, essa questão de ser difícil de usar sempre esteve presente desde o surgimento dos primeiros sistemas operacionais baseados em Linux.  Só usavam esse SO livre aqueles que tinham maior conhecimento na área de informática até porque grande parte das funções e programas eram executados através de linhas de comando.

Em 2007, por influência de alguns amigos, resolvi testar o Ubuntu (hoje a distribuição Linux mais conhecida). A aparência e a estabilidade, sem falar na possibilidade de navegar na internet tranquilamente sem ter que ficar preocupado com os famigerados vírus, me impressionaram. No entanto naquele primeiro momento preferi continuar usando meu XP, até que num mesmo dia inexplicavelmente minha máquina não iniciava direito, formatei a "danada" três vezes e nada... resolvi então migrar definitivamente para o Ubuntu e cá estou desde então.

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.

A Canonical lança uma nova versão para desktops e servidores a cada seis meses. O que significa que você sempre terá as últimas versões dos maiores e melhores aplicativos de código aberto que o mundo tem a oferecer.

O Ubuntu é desenvolvido visando segurança. Você tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses para desktops e servidores. Com a versão de Longo Tempo de Suporte (LTS) você tem três anos de suporte para desktops, e cinco anos para servidores. Não é cobrado nenhum valor pela versão LTS, bem como qualquer outra, a Canonical disponibiliza livremente o melhor que podemos oferecer para todos sob os mesmos termos. Atualizações para novas versões do Ubuntu são e sempre serão gratuitas.

Tudo o que você precisa em apenas um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Programas adicionais são disponibilizados através da Internet.


O que a palavra Ubuntu significa?

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness).

Nenhum comentário:

Postar um comentário