quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Reprodução do comentário feito por esse humilde blogueiro no blog Fanáticos por Portalegre

Singelas considerações:

Como o próprio secretário afirmou ainda dispomos de infra-estrutura insuficiente para atender a população local. Talvez um reordenamento no orçamento do município fizesse "surgir" recursos suficientes para, ao menos, melhorar significativamente a situação.

O problema a que se refere o secretário no que tange aos problemas financeiros enfrentados por diversas prefeituras diz respeito a "perdas acumuladas" no Fundo de Participação dos Municípios.

Grande parte dessa crise toda, certamente, é gerada por má administração dos recursos públicos. Falta de ordenamento adequado das despesas, falta de equipe técnica capacitada para viabilizar a construção dos projetos e posterior captação dos recursos para efetivá-los.

O fato de o problema ser recorrente em outros municípios também é fruto da mesma realidade. Em meu blog postei um texto em que, fiz questão de esclarecer, que o problema não é de hoje nem dessa gestão, é recorrente como todos sabemos.

Contudo, apesar de não ser novidade, precisa de solução urgente. Se a saúde está "capenga" por falta de recursos, vamos diminuir um pouco os cargos de provimento em comissão e ordenar melhor as despesas que logo aparece um "dinheirinho".

Lembro que em caso de saúde pública a prevenção sai sempre mais barato do que as medidas adotadas para remediar. Quanto não é gasto (alguém tem essas contas) com combustível e diárias de motoristas rodando de Portalegre para Pau dos Ferros por falta de atendimentos básicos por aqui.

Lembro que meu sobrinho morreu a caminho de Pau dos Ferros por complicações causadas pela falta de atendimento de qualidade aqui no município. Lembro também que esse caso foi objeto de denúncia feita por esse humilde cidadão ao Ministério Público.
O que posso afirmar com toda segurança é que meu sobrinho estaria vivo e não teria nascido numa privada se sua mãe (quando estava em trabalho de parto) tivesse sido atendida adequadamente em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário