terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os "lados" do Turismo



O turismo tem se destacado como uma das atividades que mais movimenta dinheiro em todo o mundo. Contudo o grande desafio dessa "nova" atividade é propiciar desenvolvimento e renda para a população local. 

Os novos, belos e luxuosos empreendimentos resultantes dos investimentos em infraestrutura turística podem até ser considerados como atrativos para turistas. Por outra via podem ser entendidos como a materialização das frustrações daqueles que não tem condições financeiras de disfrutar de tudo isso.

Muitos profissionais, principalmente geógrafos e sociólogos, tem estudado os "impactos" negativos enfrentados pelas populações locais, decorrentes da implementação da atividade turística. A questão mais relevante, ao nosso ver, diz respeito a frustração pelo contato com a sociedade de consumo da qual não fazem parte, tampouco podem usufruir.

Ouvi de amigos, outro dia, que um importante político da cidade se referia ao turismo como algo que não traria, de fato, benefícios ao povo de Portalegre. Em nossa opinião a visão está equivocada, mas não tanto.

Nossa cidade foi abençoada por Deus. Nossos atrativos naturais (vista, serra, cachoeiras, fontes) tem atraído muita gente para cá. Por outra via a infraestrutura criada, ainda, é pouco acessível aos locais. O turismo nem de longe tem se constituído como importante atividade geradora de renda para a população local, tampouco tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos portalegrenses.

Nesse sentido, a gestão do turismo aqui da Serra precisa reavaliar suas ações. Tudo isso com vistas a construir uma agenda social (através, também, dos conselhos sociais) que possa, quem sabe, propiciar a construção coletiva de uma nova realidade.


2 comentários:

  1. A cidade é boa para o turista quando for boa também para quem nela vive.
    Parabéns pelo texto. Gosto muito de Portalegre e torço para que o turismo seja sustentável e útil a todos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, você está certíssimo. Agradeço o comentário.

    abraço

    ResponderExcluir