domingo, 5 de junho de 2011

Gnome 3 no Ubuntu 11.04

Não é novidade que a versão 11.04 do Ubuntu trouxe como novidade um novo e completamente diferente "ambiente de trabalho" - o Unity. Nem todos conseguiram se acostumar com essa nova interface, os que mais tiveram dificuldades certamente foram os fans de carteirinha do Gnome.

Eis que me peguei lendo os posts da lista de discussão nacional do Ubuntu. Na pauta muitas reclamações, alguns dizendo até que migrariam para o Fedora para usar o também novíssimo Gnome 3.

Bem verdade que faz tempo que estava com vontade de testar a nova versão do Gnome. Fui lá... instalei com os seguintes comandos:

# add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
# apt-get update && apt-get dist-upgrade
# apt-get install gnome-shell gnome-session
# apt-get remove gnome-accessibility-themes
# apt-get install gnome-themes-standard gnome-tweak-tool
# apt-get install -f

Todos com um sudo antes, claro.

A primeira impressão realmente foi muito boa. Contudo alguns problemas surgiram, percebi que não era tão fácil alterar os temas. Mesmo assim está valendo a pena. O ambiente é muito funcional, mais simples e, aparentemente, mais eficaz do que o Unity. 

Uma coisa intrigante foi não encontrar, de cara, o botão desligar. Com o tempo percebi que segurando a tecla Alt a função suspender, "milagrosamente" se transformara do botãozinho para desligar a máquina.

Pois bem, abaixo algumas (poucas) screens de como ficou minha máquina:







Nenhum comentário:

Postar um comentário