domingo, 14 de agosto de 2011

ECT e Etc...

Confesso que estava com saudades do Voz da Serra. O blogue não é uma obrigação, ao contrário é um espaço que utilizo para expor minhas opiniões e desabafar de vez em quando. Durante esse período em que fiquei sem postar por aqui muitas coisas aconteceram.

Estou, finalmente, mudando de emprego. Como os amigos já sabem fui aprovado no ultimo concurso para os Correios e estou realizando os procedimentos pré-admissionais para assumir o cargo de atendente comercial na cidade de Rodolfo Fernandes.

Em Portalegre tudo parado como sempre, ouvi dos amigos que já que não vão calçar as ruas agora começaram a tirar a areia que impede o tráfego "normal" em diversas ruas.

Agora pouco uma rápida discussão com meu irmão sobre o futuro de nossa cidade. Por enquanto as ideias são muito diferentes, mas há espaço para mudanças. O confronto entre a visão assistencialista, do favorecimento pessoal e uma outra que prioriza a eficiência administrativa e a garantia de qualidade nos serviços básicos de atendimento a população ficou evidente.
Como tudo funciona hoje? Na saúde, por exemplo, você adoece e se não for no horário "certo" a cidade não dispõe de um médico para te atender. Sem saída você tem que procurar o prefeito ou alguém "investido de autoridade" para PEDIR um veículo para te levar a outra cidade. Se você for "prontamente" atendido e der sorte da ambulância não estar ocupada com os trabalhadores que fazem a "limpeza" dos acessos da cidade, você ficará devendo esse favor ao gestor público. Afinal de contas foi um favor e não uma obrigação. 

Se você é pobre e necessita de determinado medicamento e não tem condições de comprá-lo, recorre-se a farmácia existente no centro de saúde. Mas espere, e se o medicamento não estiver disponível por lá? Simples, ora! Vamos lá, novamente, PEDIR, ao gestor. E, "se der tudo certo" você estará devendo mais um favor.

Perguntei ao meu irmão se era errado querer que as coisas funcionassem de outra forma. Se seria absurdo querer que o atendimento médico fosse realmente eficiente e capaz de atender as reais necessidades da população. Por que temos que PEDIR por algo que, em tese, já é nosso? Mais uma vez a resposta é simples, ainda "estamos" submetidos à uma lógica  desigual, contraditória e combinada, que nos leva a acreditar que somos impotentes e devemos nos submeter aos desejos, quase que "oniscientes", daquele que detém o poder em nosso nome.

É preciso que se quebre esse verdadeiro paradigma constituído e se contribua para a construção de uma nova realidade. É preciso que o povo tome consciência de suas reais necessidades e faça suas escolhas de forma livre. Vivemos em Portalegre o "Apocalipse" da gestão pública, um dos melhores espaços para se mostrar como não se deve agir ao cuidar do que é do povo. Contudo há quem ache que está "tudo bom, tudo bem".

Felizmente ainda há tempo para os que acreditam que isso tudo pode mudar. E se mudarmos o gestor e a coisa continuar como está? Continuarei pensando da mesma forma e dando a minha contribuição para que possamos viver dias melhores.

P.S.: Resolvi não revisar o texto hoje, estou muito cansado. Me perdoem pelos eventuais erros.

10 comentários:

  1. Quando menciona a ambulância Erasmo me lembro também que existe motoristas de plantão durante à noite caso ocorra uma possível eventualidade, porém eles dão seu expediente (plantão) dormindo em casa e quando alguém adoece e precisa se deslocar para outra unidade de saúde fora da cidade precisa ir primeiro na casa do prefeito pedi o carro e depois ir acordar o motorista platonista que muitas vezes ainda acorda dando patadas... Penso que esses indivíduos que recebem para realizar esse trabalho deveriam e devem dá plantão em uma unidade de saúde (mas o que acontece aqui é que nem a maternidade funciona à noite). Obrigado Erasmo pelo espaço...
    A realidade de Portalegre parece ser uma constante reticência, pois as coisas para continuar sempre da mesma forma que sempre evidenciamos nos nossos blogues...

    ResponderExcluir
  2. Esse modelo de administração que você mencionou caro amigo Erasmo só acontecerá nesse país; Quando as galinhas criarem dentes e as vacas pastarem de galho em galho em busca de seus ninhos,ou seja: "NUNCA" kkkkkkkkkk pode até ser, que em Júpiter alguém pratique esse tipo de política, mas aqui no Brasil? Esquece! acorde e viva a realidade dramática dos políticos cara de pau que temos!ainda bem que eles não usam óleo de peroba,imagine não teríamos óleo suficiente pra tanto cara de pau..... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Meu caro prefiro pensar de outra forma. Enquanto estivermos acomodados com isso tudo a situação não muda mesmo. Prefiro adotar uma postura diferente, otimista, reconhecendo os problemas atuais, olhando para o futuro e lutando por dias melhores.

    Grande abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Erasmo, essa classe política não tem jeito, sou otimista em tudo que faço e na vida em geral, mas ser otimista se tratando de políticos brasileiros é UTOPIA cara! Por isso, não tiro a sua razão nem tão pouco a de Raimundinho, entendo e respeito as duas opiniões entendeu!

    A coisa funciona mais ou menos assim: quem está dentro vai enrolando e "empurrando com a barriga", quem está de fora só sabe criticar e ficar invejando o dinheirão que entra nos cofres públicos. Lêmbre-se que "SER BONZINHO ESTANDO DE FORA É FÁCIL, AGORA QUERO VER QUERER FAZER ESTANDO DENTRO". Como diria a minha saudosa avó: "VÃO DAR ASAS A COBRA PRA VOCÊS VEREM"...

    OBS: Vou VOTAR EM BRANCO, queria fazer uma campanha: "VOTAR EM BRANCO SIM", só assim alguém um dia iria entender que o povo já não aguenta mais os políticos que temos, que não temos OPÇÃO para se votar entendeu!

    Transferí o meu título da cidade de Francisco Dantas por entender que lá não existe políticos, opção para se votar, sei que na maioria do Brasil também não existe, mas pelo menos muda o ruma da prosa né verdade! A não ser que o palhaço tirica vinhesse aqui para nossa região, aí sim iríamos ter uma opção boa né não!!! Brincadeira viu!

    ResponderExcluir
  5. Esquecí de agradecer pela oportunidade de expressão ok amigo Erasmo

    Jales....

    ResponderExcluir
  6. Agradeço o comentário meu amigo Jales, aliás fazia tempo que não aparecia (rs), mas, como sempre, fique a vontade para comentar sempre que quiser.

    Continuo acreditando que devemos juntar forças para mudar a realidade se não concordarmos com ela.

    Independente do gestor precisamos, não só em Portalegre, de pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade de vida do povo.

    Permanecendo firmes, talvez um dia consigamos isso. Se não conseguirmos, pelo menos não nos acomodamos ou silenciamos diante das injustiças.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto por várias vezes o tal do: "Agora a coisa muda" E realmente muda! Muda o bolso pra onde o dinheiro do povo vai !!!! Nunca, repito:Nunca, nesse País de poucos. Haverá mudança em beneficio do povo.Alguma migalha até que podem dar pro povo pra adoçar o bico de alguns. Mas realmente fazer o que é preciso pro povo ter saúde e trabalho; isso jamais ocorrerá. Concordo plenamente com o amigo Jales. Votarei em branco na próxima campanha por não achar ninguém digno do meu voto. E o melhor de tudo Sou liberto pra expor minha opinião,muitas pessoas pensam como eu, mas... não podem opinar por comer no cocho.Política é um jogo de interesse próprio dos políticos.Os maiores projetos são em prol deles mesmo, o povo é apenas um detalhe no meio do jogo,tipo as fichas que passam de mão em mão em uma mesa de baralho, mas no final não valem nadinha são totalmente descartáveis, material de plástico sem valor algum!!!! Tá na hora do povo dá um gelo em político.PEROBA NELES

    ResponderExcluir
  8. Raimundinho e seus Teclados >>> (IREI ATÉ DIGITAR DA FORMA QUE ESCREVO, OU SEJA, LETRA MAÍUSCULA)

    CONCORDO COM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM VOCÊ AMIGO RAIMUNDINHO, VAMOS MANDAR EMAILS E RECADOS PARA TODOS OS NOSSOS AMIGOS PARA "VOTAR EM BRANCO SIM".

    NA POLÍTICA SÓ EXISTE HIPOCRESIA E TODO BRASILEIRO SABE DISSO, AGORA É PORQUE É COMO O AMIGO RAIMUNDINHO FALOU: Alguma migalha até que podem dar pro povo pra adoçar o bico de alguns, Mas realmente fazer o que é preciso para o povo ter saúde e trabalho; isso jamais ocorrerá.

    RAIMUNDINHO, Tá na hora do povo dá um gelo em político,ENTÃO VAMOS FAZER A CAMPANHA DE VERDADE.

    "VOTAR EM BRANCO SIM" >>> RAIMUNDINHO VEJA O ABSURDO: OS QUE SE ACHAM PODEROSOS NA POLÍTICA FAZEM O POVO DE BESTAS MESMO, ELES QUEREM UNIR CANDIDATOS DE PARTIDOS FIFERENTES E SÓ VIVEM SE MATANDO POR TROCAS DE FAVORES E FAZER OS MESMOS SUBIR NOVAMENTE NO MESMO PALANQUES E O POVO AINDA FICAR EM BAIXO APLAUDINDO, VOCÊ ACREDITA? BRINCADEIRA VIU!!!



    OBRIGADO AO AMIGO ERASMO MAIS UMA VEZ PELA OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO... VALEU RAIMUNDINHO, AQUELE ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  9. Opa! eu que agradeço meu amigo Jales por fazer seu comentário por aqui. Mesmo não concordando o espaço continua aberto sempre que desejar manifestar sua opinião.

    Apenas acho que a ideia de votar em branco não contribui em nada, nem dará esse gelo aos políticos Jales. Votando em branco ou não alguém será eleito, então temos que escolher os que melhor representam nossas opiniões.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. ERASMO SE NÃO EXISTE ESSE QUE REPRESENTE MELHOR! TODOS SÃO BONZINHOS QUANDO ESTÃO DE FORA RAPAZ!

    SERÁ ELEITO SIM A GENTE VOTANDO EM BRANCO, MAS CAUSARÁ UM IMPACTO QUE O POVO NÃO ESTÁ NADA SATISFEITO, E IRÃO PENSAR OUTRA FORMA QUEM SABE DE FAZER POLÍTICA...

    ResponderExcluir