sábado, 24 de setembro de 2011

Ubuntu 11.10 beta2 com gnome-shell

O "tempo extra" que estou tendo em razão do grave acidente que sofri me permitiu fazer alguns testes com o meu Ubuntu. Mesmo sabendo da recomendação de evitar usar as versões beta em máquinas de produção resolvi instalá-la no meu inspiron 1545 da Dell.

E o resultado? Hehe... primeiro tentei atualizar da versão 11.04, mas no meio da instalação da atualização a máquina deu "pau" como se tivesse hibernado e o jeito foi reinstalar a mesma versão. Para isso usei um pendrive, como minha /home estava separada não perdi nenhum  de meus arquivos.

Na segunda tentativa baixei a .iso do beta2 criei um disco usb inicializável e finalmente consegui instalar. De cara um visual muito atraente algumas novidades, principalmente na central de programas. Outra mudança foi a substituição do Evolution pelo Thunderbird, fazia tempo que queria testar o cliente de email da Mozilla... aparentemente muito simples e prático, ainda não decidi se fico com ele.

E a estabilidade? Perto do ZERO, alguns travamentos, erros ao instalar programas e muito mais... só consegui instalar o gnome-shell depois de dois dias e algumas atualizações. O fato é que visualmente a coisa anda bem, mas em termos de performance a coisa ainda precisa melhorar. O que sei é que até a data do lançamento, prevista para o início de outubro o Ubuntu estará, como sempre, perfeito.

Abaixo alguns prints de como ficou tudo.





Um comentário: