sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Função DLNA, alguém já ouviu falar?

Olá meus caros, recentemente me interessei na possibilidade de reproduzir os conteúdos de mídia (fotos, vídeos, músicas) armazenados em meu celular na smart TV que tenho. Já havia conseguido, sem maiores problemas, conectando o celular na entrada usb da televisão. Entretanto a intenção era poder compartilhar o conteúdo sem a necessidade de cabos.

Evidente que para que o procedimento desse certo os dois equipamentos deveriam estar conectados a rede interna de minha casa. Para deixar mais claro e didático, explico que conectei minha televisão (Sony Bravia) ao roteador (TP-LINK WR941ND) via cabo lan e o meu celular (SAMSUNG GALAXY Y) está conectado na rede sem fio.

Aparantemente a tarefa de integrar aparelhos de fabricantes distintos nos pareceu complicada, mas na prática o processo foi bem simples. Primeiro o celular precisaria de um aplicativo que funcionasse como SERVIDOR DLNA, isso seria necessário para que a televisão pudesse encontrar o aparelho na rede e acessar seu conteúdo. Na prática a tecnologia uma integração total de diferentes equipamentos de multimídia.


Grande parte dos smartphones do mercado estão vindo com o sistema operacional android, construído sobre código linux. No meu aparelho precisei acessar a app store (play store) e instalar um aplicativo chamado Pixel Media Server - DLNA DMS.

Após instalado e iniciado o aplicativo, precisei apenas efetuar uma busca por mídia em outros dispositivos para poder acessar na tv todas as fotos, músicas e vídeos do celular. A tecnologia por demais atrativa e está presente em grande parte dos novos equipamentos. Geralmente os equipamentos compatíveis carregam o selo abaixo. Seria interessante você verificar isso antes de comprar sua smart TV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário