sábado, 27 de outubro de 2012

Eleição para o Conselho Tutelar

Recebi, dia 25, e-mail do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Portalegre/RN, tornando público a realização do processo seletivo e eleitoral para escolha dos membros do Conselho Tutelar em Portalegre.

Quem desejar pode visualizar o edital na íntegra no link abaixo:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Prefeito eleito de Portalegre pretende ocupar prédio inacabado do hospital com secretarias municipais

Recebemos informações de que, hoje, o prefeito eleito de Portalegre, Neto da Emater teria feito uma visita ao prédio (inacabado) do hospital de Portalegre. Fonte segura nos afirmou que o prefeito eleito teria dito em alto e bom som que pretende ocupar todo o prédio com as secretarias municipais, reduzindo assim os custos com aluguel de outros espaços.

Neto foi questionado por uma pessoa que mora no prédio sobre para onde os moradores (sem teto) iriam. A resposta teria sido incisiva: "cuido dos problemas da prefeitura e vocês cuidam dos seus".

Pois bem se a tônica das ações do "futuro" prefeito de Portalegre for realmente essa a coisa vai esquentar na serrinha.

De todo modo esse espaço está a disposição de Neto caso ele queira prestar maiores esclarecimentos sobre assunto.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

WI-FI e WDS

São inúmeras as matérias que abordam o tema da comunicação de dados sem fios. As redes wireless possibilitaram o acesso a internet às localidades mais distantes, com um custo relativamente baixo. Em Portalegre, por exemplo, até hoje, 99% dos serviços de internet são fornecidos por redes sem fio: Brisanet ou MegaNET.

Bom esclarecer que há muito a tecnologia das redes sem fio deixou de ser restrita apenas as grandes corporações. Hoje são muitos os clientes residenciais que se utilizam de roteadores wireless básicos que podem custar algo em torno de 70-80 reais.

Certo, mas o que isso tem a ver com WDS? Pois bem, em uma linguagem popular, podemos afirmar que com o WDS é possível interligar dois roteadores sem fio, de forma que o segundo funcione como uma espécie de ponte do primeiro. Mas qual seria a utilidade disso? A expansão (aumento) do sinal de sua rede sem fio.

Antes do WDS para que se pudesse expandir a rede de forma parecida eram necessários três equipamentos, quais sejam: Um ap1 que estaria recebendo o sinal de internet do provedor, o ap2 que funcionaria como cliente ISP recebendo o sinal do ap1 pela rede sem fio e distribuindo pelas portas LAN e o ap3 que receberia o sinal cabeado do ap2 em suas portas WAN ou LAN e faria uma nova distribuição sem fio.

Surge a pergunta: Por que se precisa disso? Ora, são muitos os casos em que os usuários reclamam que em determinadas partes da casa o sinal da rede sem fio fica muito fraco; isso se deve principalmente a fatores como distância e obstáculos entre o ap que está distribuindo o sinal e o cliente (computador do usuário) que está recebendo.

O WDS permite que se descarte o ap3 porque com essa tecnologia poderemos configurar o ap2 para, AO MESMO TEMPO, receber e distribuir novamente o sinal de internet pela rede sem fio. Logo o ap2 poderia ser colocado do outro extremo da casa e, simplesmente, ligado em uma fonte de energia. Ele recebe o sinal do ap1 e redistribui, tudo isso sem o uso de cabos. (confira na imagem abaixo):

Com relação ao custo de equipamentos que possuem essa tecnologia, por incrível que pareça, é muito baixo. Grande parte dos roteadores residenciais já tem a função. Os da marca TP-LINK custam muito pouco e funcionam muito bem.

Agora se está pensando em montar uma rede dessas, procure um profissional capacitado, caso contrário você poderá enfrentar diversos problemas, como conflitos de ip, dns, quedas de conexão.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A luta continua

Meus caros, evidente que estou triste em função do resultado das eleições do último domingo. No entanto derrotas e vitórias são opções muito claras quando se decide participar ativamente desses processos.

Antes de partir para os demais comentários nos cumpre parabenizar os candidatos eleitos e seus partidários. Fomos vencidos, espero sinceramente que não continuem com o fracassado projeto de administração que ora vigora.

Infelizmente vi diversas amizades se desfazendo, vi como pessoas que eu admirava podem ser intransigentes, desrespeitosas e agressivas. Pois bem, saio desse processo todo com um número bem maior de amigos, amizades sinceras forjadas na luta e no trabalho diário nas eleições em Portalegre. Não me recordo de alguma, mas se perdi amizades por conta desse processo, certamemente eu já não as tinha.

Foi gratificante a experiência de trabalhar como delegado de nossa coligação. Agradeço ao amigo Espedito Lira e ao José Augusto pela confiança que nos foi depositada. Graças a Deus nossa atuação foi vigilante e serena, fizemos algumas impugnações e contribuímos para que a votação ocorresse de acordo com a legislação. Todas as nossas intervenções foram acatadas pelos presidentes das seções e pelos fiscais adversários.

Aos amigos Temístocles Maia, Tony Márcio, Aedson Souza, Caio Viana, João Paulo Viana, Paulo Andreaso, Jaciara Aquino, Jassen, Cristiana, Ivanilma, Rafaella, Cláudia, Simara, Betânia, Socorro Pereira, Zico, Amanda, Charles, Borba, Léo, Theônnia, Rhayssa, Norrara, Francisco, Roseli, Marcelo Diógenes, Cirios, Emanuel Felipe, Rafaella Albuquerque, Matheus Felipe, Roberto Fonseca, Isabel, Ceição Marinho, Alex, Dayane Rego, Micarla Freitas, Laurene, Nilsiane, Rael Barros, João Eduardo, Irmão Tony, Dú, Aldo e esposa, Gessyca e tantos outros o meu agradecimento e admiração pelo empenho em nossa campanha. Pela primeira vez os jovens foram protagonistas em um processo eleitoral em Portalegre e, por isso, carregamos a responsabilidade de manter as atividades desse grupo.

Ao amigo José Augusto, sua esposa e filhas o meu agradecimento por tudo. Saibam que foi muito bom estar do seu lado. José cultivarei sempre por você um sentimento de admiração, amizade e respeito. Como me disse meu tio José Holanda na última segunda-feira, mesmo sabendo o resultado faria tudo novamente, estaria ao seu lado, e estarei quantas vezes você precisar.

Aos amigos que foram adversários na eleição as minhas felicitações e o desejo de boa sorte na administração. Contudo, fiquem certos que nos manteremos vigilantes, afinal de contas embates fazem parte do processo democrático.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Voz da Serra de LUTO

Meus caros, confesso que não estava com ânimo para postar nesse espaço. Entretanto, não poderia deixar de dizer o quanto estou abatido em razão do falecimento do meu grande amigo Antonio. Pessoa simples, honesta, trabalhadora, digna, batalhadora. Mesmo com muito esforço não conseguiria atribuir todos os adjetivos que ele merecia.

Em nossa casa Antonio era tido como da família, reformou e ampliou a casa de minha mãe, construiu a casa de minha vó e depois a minha. Nessa última semana de vida estava concluindo o revestimento cerâmico da casa de minha vó. Não há como esquecer suas brincadeiras e a música cantava o tempo todo enquanto trabalhava.

Antonio me ensinou a jogar sinuca, esse jogo seria a desculpa para o encontro de amigos, todo sábado a tarde, de outubro de 2008 até a data em que partiu. Estou certo que as partidas no bar de Zeni não serão as mesmas.

Sinceramente confesso que ainda não caiu a ficha, mesmo estando no sepultamento ainda estou sem acreditar em tudo que aconteceu. Na tarde de sábado Antonio disse para a minha mãe que iria jogar sinuca com Emanuel (meu irmão) e comigo; recebeu de minha mãe a notícia de que eu não iria para Portalegre no sábado. Infelizmente meu velho amigo faltei ao nosso compromisso e perdi a oportunidade de me despedir.

Fique certo que você fará muita falta. Não foi fácil levá-lo ao cemitério ao som das músicas que você gostava. Para você a última homenagem de um amigo:


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Essa gestão nem "Cachim" aguenta. Literalmente...

Um cidadão portalegrense de nome Francisco José Fernandes de Oliveira, conhecido popularmente como "Cachim" foi surpreendido quando buscou um benefício junto ao INSS. A surpresa conto logo abaixo, antes vale mencionar o que é de conhecimento de todos: "Cachim" é pessoa humilde, agricultor... sempre o encontro pelas estradas conduzindo os bichos que cria.

Pois bem, voltando ao assunto, ao procurar o INSS para dar entrada no benefício a que tinha direito, Cachim foi surpreendido com a informação de que não poderia receber tal benefício já que tinha pendências junto a Receita Federal.


Da Receita veio a informação mais precisa, seu CPF estaria PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO tendo em vista a ausência de entrega das declarações de imposto de renda nos anos de 2010 e 2011. Mas por que? Pense em uma pergunta espinhosa.

Em verdade, de acordo com os documentos comprobatórios fornecidos pela Receita, Cachim recebeu, mesmo sem nunca ter visto a cor do dinheiro (informações dele repassadas ao MP-Portalegre), quantias significativas da Prefeitura de Portalegre. Veja na imagem abaixo os valores:

Veja na imagem abaixo que o CNPJ que consta com o pagador é o da Prefeitura de Portalegre:





Das duas uma ou a Prefeitura cometeu um erro administrativo absurdo ou estava usando os dados pessoais de Cachim para lavar dinheiro público. 

Enfim, cada um que analise essa informação e entenda da melhor forma. O único comentário que faço é o seguinte: "Quando a gente acha que não pode ficar pior, ficamos sabendo de mais".

Como cidadão de nossa cidade estou na espera de explicações. Acredito que o chefe do Ministério Público também está, haja vista a ida do "Cachim" em questão a Promotoria de Justiça local para buscar uma solução para o impasse.

Desse jeito fica cada vez melhor mesmo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MP-RN recomenda que candidatos não visitem ou saiam a procura de eleitores após as 22h

Recebi, agora a pouco e-mail do MP-RN solicitando a publicação da seguinte recomendação:


MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
PROMOTORIA ELEITORAL DA 63.ª ZONA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


RECOMENDAÇÃO N.º 07/2012


O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, pela Promotoria Eleitoral da 63.ª Zona Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições conferidas pelo art. 129, incisos II e III, da Constituição Federal de 1988, pelo art. 27, parágrafo único, IV, da Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e pelo art. 69, parágrafo único, “d”, da Lei Complementar Estadual nº 141/96 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público), e ainda,

CONSIDERANDO a proximidade das eleições de 07 de outubro de 2012, quando os eleitores serão chamados ao exercício da cidadania plena;

CONSIDERANDO que a democracia pressupõe liberdade e autonomia do eleitor na escolha de seus candidatos, para o exercício do voto livre de pressões, sejam direta, sejam indiretas;

CONSIDERANDO que no voto está todo o poder do cidadão para escolher aqueles que reúnem condições para a representação do povo e para impedir que candidatos despreparados e descompromissados com o bem comum possam ser levados ao Executivo e Legislativo;

CONSIDERANDO que a Lei Eleitoral prevê pena de até quatro anos de prisão para aquele que oferece, promete ou dá vantagens pessoais ao eleitor em troca do voto, caracterizando o crime de corrupção eleitoral, tipificado no art. 299 do Código Eleitoral;

CONSIDERANDO que a mesmo dispositivo legal (art. 299 do Código Eleitoral) estabelece igual pena para o eleitor que pede ou recebe vantagem em troca do voto;

CONSIDERANDO que, além da caracterização do crime de corrupção eleitoral, tudo o que vier a ser oferecido, prometido ou doado ao eleitor como vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro de candidatura até o dia das eleições, inclusive, com o fim de obter-lhe o voto, será considerado abuso do poder econômico, legitimando o Ministério Público Eleitoral a promover as respectivas ações tendentes a obter a cassação do registro ou do diploma do candidato (art. 41-A, caput, da Lei n.º 9.504/97);

CONSIDERANDO que para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de voto, bastando a evidência do dolo, consistente no especial fim de agir (art. 41-A, §1.º, da Lei n.º 9.504/97);

CONSIDERANDO notícias que vêm chegando à Promotoria de Portalegre/RN dando conta de que candidatos, representantes de coligações, cabos eleitorais e/ou simpatizantes de determinadas agremiações políticas teriam a cultura
de circular de maneira suspeita, no intuito de visitar eleitores, supostamente para fins de cometimento de crime eleitoral,
às altas horas da noite (após às 22:00 horas) e início das madrugadas, notadamente em bairros periféricos da zona urbana e na zona rural;

CONSIDERANDO que, em regra, os atos de propaganda eleitoral (distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som) são permitidos até às 22:00 horas, à exceção dos comícios (até às 24:00 horas), não se justificando que, após este horário, quaisquer candidatos, representantes de coligações, cabos eleitorais e/ou simpatizantes das agremiações políticas continuem circulando em busca do eleitor ou mesmo promovendo aglomerações populares de natureza política, especialmente em atitude suspeita de corrupção eleitoral;

CONSIDERANDO que a apuração dos delitos eleitorais pode e deve ser feita por parte das Polícias Militar e Civil Estadual, uma vez que inexiste órgão da Polícia Federal nesta 63.ª Zona Eleitoral;

CONSIDERANDO que o Ministério Público, na defesa do regime democrático e da lisura do pleito, deve atuar preventivamente, contribuindo para que se evitem os atos viciosos das eleições – como os aqui indicados – e se produzam resultados eleitorais legítimos;

CONSIDERANDO que a recomendação do Ministério Público é instrumento de orientação que visa antecipar-se ao cometimento do ilícito e evitar a imposição de sanções, muitas vezes graves e com repercussões importantes na candidatura;

CONSIDERANDO que compete ao Ministério Público, consoante o previsto no art. 6.º, inciso XX da Lei Complementar n.º 75/1993, expedir recomendações visando ao efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover;

RESOLVE RECOMENDAR

I – aos candidatos, representantes das coligações, cabos eleitorais e/ou simpatizantes das agremiações políticas da 63ª Zona Eleitoral:

a) que se abstenham de circular em busca do eleitor ou mesmo promover aglomerações populares de natureza política após o horário permitido para a prática dos atos de propaganda eleitoral em geral, notadamente após às 22:00 horas, excetuada apenas a realização de comício, até às 24:00 horas;
II – aos Comandantes da Polícia Militar dos Municípios da Comarca de Portalegre/RN e ao Delegado de Polícia Civil dos mesmos Municípios:
a) que, por meio do policiamento ostensivo preventivo, realize rondas periódicas após às 22:00 horas e ao longo das madrugadas, coibindo aglomerações populares de natureza política, bem como a circulação de candidatos, representantes de coligações, cabos eleitorais e/ou simpatizantes das agremiações políticas em busca do eleitor, notadamente nos bairros periféricos e na zona rural;

b) que, por meio do policiamento ostensivo preventivo, dê apoio à Justiça Eleitoral na fiscalização dos crimes eleitorais, notadamente, coibindo com rigor, dentre outras, as condutas de doar, oferecer, prometer doar, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou vantagens pessoais de qualquer natureza, como materiais de construção, vestuários, consultas e receitas médicas, remédios, alimentos, combustíveis, materiais esportivos (bolas, camisas, chuteiras, etc.), patrocínio de
viagens, execução de serviços gratuitos, pelo candidato ou por interposta pessoa (“cabos eleitorais”), transporte de pessoas e cargas (areia, pedras, tijolos, etc.), emprego na Administração Pública, para obter ou dar voto, ainda que a oferta não seja aceita (CE, art. 299);

c) que, em sendo constatada atitude suspeita de crime eleitoral por parte de candidato, cabo eleitoral, representantes de coligação, apoiadores e/ou simpatizantes, proceda à abordagem tática e procedimento operacional padrão de revista e averiguação, apreendendo eventual material suspeito e procedendo-se na forma da Lei em caso de flagrante.
Providencie-se a publicação desta Recomendação no Diário Oficial do Estado, nas rádios, nos sites e nos blogs dos municípios que compõem esta Comarca.
Encaminhe-se uma via da presente recomendação ao Comandante do da Companhia da Polícia Militar de /RN, bem como ao Juízo da 63.ª Zona Eleitoral e aos representantes dos partidos políticos e coligações que estão disputando o pleito eleitoral no âmbito da 63.ª Zona Eleitoral. ADVERTE-SE que o descumprimento desta recomendação ensejará a adoção das medidas judiciais cabíveis, valendo o recebimento da presente como prova pré-constituída do PRÉVIO CONHECIMENTO e do caráter doloso da conduta.

Portalegre (RN), em 26 de setembro de 2012.

Francisco Alexandre Amorim Marciano
Promotor Eleitoral

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Promotoria de Justiça de Portalegre
Av. Doutor Antônio Martins, nº 118 - Centro
Fone: (84) 3377 4730 Portalegre/RN
Cep: 59.810-000
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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pesquisa "encomendada" por Neto mostrará uma fantasia bacurau

Meus amigos será divulgada a qualquer momento uma pesquisa para a Prefeitura de Portalegre. Pesquisa que foi encomendada e paga pelo candidato Neto da Emater. Essa pesquisa, de acordo com os aliados do candidato da situação, apontará Neto, que pagou por ela, 18 pontos percentuais a frente de José Augusto. Isso daria uma vantagem de mais  de mil votos para o candidato situacionista.

Alguém em sã consciência acredita nisso? Vocês realmente acham que Neto hoje encontra-se em situação melhor do que em sua primeira campanha? Alguém acha que José Augusto está pior do que em seu primeiro embate com Neto?

Meus amigos vamos esperar o 7 de outubro e ver o resultado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por uma Portalegre para o povo e não para alguns

Amigos, a realidade de nossa cidade não é diferente de muitas outras. Grande parte de nossas cidades, nesse "Brasilsão", tem administrações que envergonham seu povo. Todavia, recentemente, tem emergido em todo o mundo, um desejo de mudança que tem encontrado força nos discursos dos jovens que lutam por um futuro melhor e mais justo para todos.

Mas o que acontece em Portalegre que motiva este que vos escreve na defesa de uma cidade diferente? Pois bem, nossa cidade vive o que costumo chamar de caos na administração pública. Os serviços essenciais para que se propicie dignidade para o povo de Portalegre não funcionam ou são executados de forma equivocada, direcionada e desalinhada com as reais necessidades dos portalegrenses.

Na educação não há qualquer planejamento ordenado com metas e objetivos que possam contribuir para um avanço gradual e ordenado na qualidade do ensino ofertado. É inconcebível que em 16 anos de administração não se tenha pensado na construção de um Projeto Político Pedagógico, passo primeiro para que a atuação da administração possa transformar a realidade dos jovens portalegrenses. Ao contrário a Secretaria Municipal de Educação funciona em estrutura ínfima, improvisada, com corpo técnico quase inexistente, com a política da "boa vontade", mas com poucas condições reais de fazer a diferença. Para completar são frenquentes as reclamações de descumprimento no pagamento do piso salarial nacional do magistério. Acredito que a desculpa da falta de recursos foi embora com o aumento dos salários propostos pelo Prefeito Municipal recentemente.

Assistência Social em nossa cidade deveria mudar de nome para assistencialismo politiqueiro. Muito embora tenhamos pessoas sérias e capacitadas na secretaria municipal, grande parte das ações ficam restritas ao talão de autorizações que fica no balcão do comércio do filho do prefeito. As "órdens de R$ 5,00, R$ 10,00"(quem sabe não mostro algumas para quem duvidar), um botijão de gás e outras são a demonstração clara da politicalha que se faz com o dinheiro de todo o povo, hoje dividido em processo eleitoral. Deveriam ser os assistentes sociais as pessoas responsáveis pelo credenciamento e acompanhamento das famílias que necessitam, realmente, do amparo do poder público, ao contrário as verdadeiras ações de assistência tem sido usadas para fins outros, com evidentes interesses eleitorais.

Na infraestrutura urbana mais um evidente exemplo de descontrole e de falta de planejamento. Ainda não temos um código de obras, um plano diretor que já é obrigatório para cidades com especial interesse turístico. Não há planejamento que diga o que será feito, como será  e quando. Nas obras de calçamento, por exemplo, encosta-se material em uma rua em uma semana, em outra desloca-se para outra via e por ai vai. Falta planejamento ou se procura calçar as ruas dos aliados primeiro?

A parte administrativa propriamente dita mais parece a ditadura da caneta. Secretários municipais não ordenam despesas, não tem orçamento, no muito... ganham uma pequena sala para fingir(ou tentar) fazer o trabalho para o qual fora "indicado". Os procedimentos licitatórios repletos de erros e, muitas vezes, executados por pessoas estranhas a comissão de licitação. Em alguns processos judiciais já citados por esse blogue fizemos diversas referencias a existência de pessoas não identificadas que se fazem passar por membros da CPL de Portalegre.

E os concursos públicos? Boa e bela coincidência que, praticamente toda, senão toda(100%) a família do atual prefeito hoje integra o quadro permanente da prefeitura de Portalegre. Todos aprovados em concurso, quase que ao mesmo tempo, o que desafia as leis da probabilidade, estatística, física, química, biologia... menos as do Direito porque os mecanismos de fiscalização e controle ainda são vergonhosos em nosso país.

Já a saúde que o atual prefeito disse que vai bem... bem mal eu diria. Há 16 anos uma pessoa tem total controle da saúde em Portalegre. Seu irmão, depois seu sobrinho administram com total liberdade concedida pelo prefeito municipal a desordem que se tornou a saúde em nossa cidade. Falta tudo, médicos nos fins de semana e a noite, remédios no centro de distribuição, salários justos para os funcionários, atendimento digno para a população. Ainda é comum vermos as filas de madrugada para se conseguir ficha para médico, dentista. Mas o pior não é a falta de tudo, o pior é ver como os administradores encaram tudo como um favor prestado e não como uma obrigação. Tudo que ali existe, até os funcionários, são pagos com dinheiro do povo. No serviço público não existe (não deveria existir) favor, mas sim obrigação, inclusive legal. Não existe "jeitinho, favorzinho, conversinha, receitinha autorizada" existe o dever de fazer com que tudo funcione perfeitamente de forma a garantir justiça e qualidade de vida para todos.

E o turismo, o mirante, a bica?  Não há como conceber que alguém em sã consciência ache que esses espaços tem possibilitado uma vida melhor para o povo de Portalegre. Em outra via tem se apresentado como espaços "restritos" não para o acesso, mas para o consumo do nosso povo. Evidente que empregos são gerados, oportunidades são criadas, mas tudo isso limitado pela barreira, inclusive cognitiva daqueles que integram a administração municipal. É preciso que se criem espaços de lazer e de incentivo ao comércio local. Pequenas barracas em praças, reestruturação do mercado municipal, feiras de artesanato... é preciso administrar pensando "pra frente" e não limitado pela preguiça e incompetência.

Chega de favores, chega de pedir ao prefeito em vez de exigir, chega de reclamar que a coisa tá ruim. "Tome uma atitude", seja Homem, Mulher, tenha dignidade, seja Gente, Povo Pensante e não massa de manobra. Queira, pense, faça, MUDE... AJUDE A CONSTRUIR A PORTALEGRE QUE SONHAMOS, VOTE EM JOSÉ AUGUSTO... MUDE.

Até quando?

"Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!"
[...]
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
(Gabriel, O pensador)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Êta!!! imprensa marrom"

Não há como não comentar a evidente má vontade de alguns ao veicular falácias e informações imprecisas sobre José Augusto. O que vemos é misto de rancor com uma clara intenção de se nivelar tudo por baixo. Tenta-se, a qualquer custo, ligar o candidato Democrata em Portalegre à processos escusos, fraudulentos, ilegais. Só falta a citação do Tiririca: "Ruim, por ruim, vote em Fulano de Tal".

A estratégia adotada pelos partidários situacionistas demonstram claramente que é mais fácil atacar o adversário. Para isso faz-se uso de metáforas, "indiretas" e até palavras baixas, próprias daqueles que não foram bem educados. 

Em Pau dos Ferros vários blogueiros tem tentado, a todo custo, confundir a população com uma "chuva" de denúncias, na maioria sem fundamento algum.  Em algumas ficam evidentes as frustrações pessoais e a perda do "amparo" do poder público. Mais uma vez, faz-se mister mencionar que como não se consegue defender àqueles de "passado sujo", tenta-se sujar os adversários.

As notícias de irregularidades na contratação da empresa RCC, de propriedade de José Augusto, para execução de obras no município de Pau dos Ferros são irresponsáveis, infundadas e levianas. Não há, em absoluto, qualquer impedimento legal de que parentes em QUARTO GRAU do chefe do executivo municipal, possam contratar com a prefeitura. Tampouco se tem notícia de que os editais dos procedimentos administrativos deixaram de observar os trâmites legais previstos.

Nesse sentido está por demais sedimentado o entendimento de que a limitação legal, no que diz respeito a participação de parentes em licitações, só atinge parentes até o TERCEIRO GRAU. 

Corrobora com isso o que prevê a Súmula Vinculante N° 13 quando trata da questão do Nepotismo, termo que se desconhece em Portalegre, ou não? De acordo com a citada súmula: 

"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."
Tratando de assunto semelhante o advogado José Carlos Pacheco de Almeida, consultor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, do Rio de Janeiro, emitiu o seguinte parecer: 

No caso vertente, o vencedor do pregão é primo da autoridade competente que irá homologar a licitação, o que, nos termos do art. 1.594, do Código Civil, corresponde ao parentesco de (quarto) grau colateral, ou seja, é o último grau de parentesco reconhecido pela referida legislação civil. Considerando a distância do grau de parentesco, não que se falar em impedimento quanto à homologação do certame.
Tanto é, que a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que vedou o chamado “nepotismo” no serviço público, ao estabelecer a limitação para contratação de parentes pela autoridade nomeante, abrangeu até o (terceiro) grau de parentesco, excluindo, portanto, o primo, parente de 4º (quarto) grau. Assim, se para efeito de contratação para ocupar cargo em comissão, por exemplo, poderia a autoridade nomear seu primo, sem que isso implicasse em nepotismo, quanto mais homologar o objeto da licitação em que o mesmo sagrou-se vencedor.

 Como visto o parentesco de quarto grau é bem diferente daquele que liga o filho à sua mãe, pouco comentado nos espaços subservientes à campanha situacionista em Portalegre.